Por que você precisa continuar aprendendo?

O mundo tem se transformado numa velocidade cada vez maior e os mercados não ficam alheios a isso. Profissões têm desaparecido, outras têm surgido e as que continuam precisam se reinventar cotidianamente, pois há sempre novas demandas a serem supridas. Aliado a isso, tem ainda o fato de estarmos vivendo mais, o que provavelmente exigirá de muita gente uma quantidade maior de transições de carreira. Então, como acompanhar esse ritmo frenético de transformações? Não há outra resposta possível além de: atualizando-se permanentemente.

Elencamos aqui alguns pontos chave sobre esse assunto, aos quais você deve dar atenção, independente da sua idade, estágio da carreira e área em que atua. Confira:

Sua profissão já não é mais como era antigamente

Os mais novos podem não lembrar, mas bancário até poucos anos atrás era uma carreira que desfrutava de alto prestígio e, principalmente no serviço público, era uma das mais procuradas por quem ia prestar concurso. Com as reconfigurações tecnológicas, a profissão perdeu status e dentro de não muito tempo pode deixar de existir. Nas duas últimas décadas, os bancos enxugaram (e continuam enxugando) seus quadros e os remanescentes têm todos os dias desafios muito diferentes do que eram enfrentados pelos bancários de vinte ou trinta anos atrás. E essa é uma realidade que se aplica a muitas outras áreas. Quem não conseguir se adaptar vai ficar para trás.

Você vai precisar de uma nova profissão em breve

Se o mercado muda e as profissões deixam de existir, você vai ter que encontrar outra coisa para fazer. Seja como colaborador, seja empreendendo, as transformações no mundo exigem de você uma capacidade muito maior de se adaptar. E, para isso, você vai precisar dominar novos códigos, novas linguagens, novas maneiras de lidar com o trabalho.

O público muda

Muitas empresas que eram referências em seus setores faliram nas últimas décadas por não conseguirem acompanhar as novas demandas do público. Esse é um fator crítico: o público muda, cria novas necessidades, desenvolve novas maneiras de consumir. As empresas precisam entender os sinais dessas mudanças e seus profissionais devem estar preparados para as transformações.

Fonte: Administradores