Quem fala demais e reclama de tudo acaba ganhando má fama

A internet pode ser uma ótima ferramenta para procurar emprego. Existem sites específicos para publicar currículo, buscar vagas e fazer contatos, o conhecido networking. Porém, alguns candidatos se esquecem dos perigos das redes sociais.

Tudo o que publicamos on-line fica registrado e pode ser observado por recrutadores. A imagem que transmitimos conta pontos, sejam eles favoráveis ou não. Portanto, é necessário tomar cuidados para não diminuir as chances de contratação.

4 perigos das redes sociais para quem procura emprego

Coleguismo, boa comunicação e competência para a vaga são algumas das qualidades básicas de qualquer profissional. Só que a impressão construída na entrevista, ou mesmo no período de experiência antes da efetivação, pode ser destruída. Para isso, basta um post controverso no Facebook ou no Instagram. Conheça os principais erros:

1 – Falar mal do emprego anterior

Criticar experiências de trabalho anteriores pega muito mal, especialmente se forem citados nomes de colegas ou de empresas. Isso demonstra uma postura desleal e antiética.

Aos olhos do contratante, fica a sensação de que você poderá fazer o mesmo com seu cargo atual. E chefe nenhum quer ter um funcionário barraqueiro em sua equipe. Logo, contratempos com empregadores devem ser resolvidos de maneira privada.

2 – Publicar fotos sensuais

O que uma pessoa faz entre quatro paredes é problema dela. Porém, na internet, a figura do colaborador acaba associada à imagem da companhia onde ele trabalha. Ou seja, comportamentos polêmicos mancham a reputação e podem comprometer a carreira.

Além das selfies provocantes, imagens que sugiram consumo de álcool ou drogas são completamente inadequadas. Mesmo um trabalhador competente pode ficar com má fama.

Cuidado com as publicações nas redes sociais.

3 – Demonstrar opiniões radicais

Um dos maiores perigos das redes sociais para quem procura emprego é falar demais o que não deveria. Textos preconceituosos ou que insultem algum grupo social depõem contra o candidato. Afinal, o respeito às diferentes é uma das principais bandeiras da atualidade.

Reclamar o tempo todo também causa uma impressão ruim. A lógica é simples: gente insatisfeita com o clima, o trânsito e a programação da TV provavelmente ficará desgostosa com suas tarefas diárias.

4 – Cometer erros de grafia

Gírias e abreviações são muito comuns nos ambientes digitais. No entanto, o domínio da norma padrão da Língua Portuguesa não deve ser esquecido. Ele indica poder de articulaçãoe de exposição de ideias, por exemplo.

Um ou outro erro de grafia é até aceitável. Já frases sem pontuação, com estrutura truncada e carregadas de deslizes gramaticais afugentam os coordenadores de RH. Um sujeito que mal consiga construir um parágrafo dificilmente saberá redigir um relatório ou trocar e-mails com os coordenadores.

No fim das contas, tudo se resume à credibilidade que você passa. O perfil consiste num resumo das principais características de alguém. É possível ser sincero e descontraído nas redes sociais, claro, mas evite expor conteúdo íntimo para o mundo inteiro ver.

Você já caiu num desses perigos das redes sociais? Será que foi por isso que não lhe deram aquela vaga de emprego? Deixe um comentário com sua opinião sobre o assunto de hoje!

Fonte: ViaCarreira