Um novo relatório revela que 43% das empresas brasileiras têm dificuldades na hora de contratar. O quadro é global: segundo a consultoria, empregadores do mundo todo estão enfrentando a mais aguda escassez de talentos desde a crise de 2008.

O levantamento, que ouviu mais de 42 mil empresas em todos os continentes, aponta que globalmente 4 em cada 10 empregadores passam por problemas para preencher seus postos de trabalho. No Japão, o país com escassez mais aguda, 86% dos empregadores relataram o desafio.

Na média global, as vagas que dão mais dor de cabeça aos recrutadores são as dos trabalhadores de ofício — um resultado que se repete pelo 5º ano consecutivo na pesquisa. Profissionais de TI e engenheiros também se destacam no topo do ranking, ocupando a 2ª e a 4ª posições respectivamente.

No Brasil, os profissionais mais escassos são os técnicos, seguidos por secretários, recepcionistas e assistentes administrativos.

As principais razões para a dificuldade de contratação, no caso brasileiro, são falta de habilidades técnicas (41%), falta de habilidades pessoais (17%), falta de experiência (14%) e expectativa de um salário maior que o oferecido (14%).

Para Nilson Pereira, CEO, os resultados mostram que as empresas lutam para atrair pessoas qualificadas – um dado que merece a atenção do profissional brasileiro. “É um indicativo para ele intensificar o networking e se atualizar para conseguir o trabalho”, diz ele em nota.

Veja abaixo a comparação dos 10 profissionais mais escassos no Brasil e no mundo, segundo a pesquisa:

Ranking Brasil Mundo
1 Técnico Trabalhador de ofício
2 Secretário, recepcionista e assistente administrativo Profissional de tecnologia da informação
3 Operador de máquinas e de produção Representante de vendas
4 Trabalhador de ofício Engenheiro
5 Representante de vendas Técnico
6 Executivo Motorista
7 Profissional de finanças e contabilidade Profissional de finanças e contabilidade
8 Motorista Executivo
9 Engenheiro Operador de máquinas e de produção
10 Profissional de tecnologia da informação Secretário, recepcionista e assistente administrativo