O que não se deve dizer para o chefe

Quando o assunto é o que se deve ou não falar para seu chefe, a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Elaine Saad, resume o que os profissionais de RH, coaches e mentores comentam a respeito do tema: deve prevalecer o bom senso, já que esse relacionamento profissional depende muito do perfil do chefe e da abertura que ele oferece no ambiente de trabalho. Ainda assim, os especialistas selecionam alguns pontos.

“Não sou pago para isso” – reagir com essa frase ou com outras do tipo “isso não é da minha área”, “isso não dá para fazer” ou “não tenho tempo para isso” a pedidos de trabalho feitos pelo chefe. Algumas vezes, os pedidos demonstram que ele considera que o colaborador está preparado para assumir posições e tarefas superiores às que desenvolve.

“Meu feedback é …” – para a coach executiva Eva Hirsch Pontes, o colaborador só deve dar feedback se for solicitado pelo chefe ou ele der abertura para isso. “Não faz parte envolver o chefe, tem de partir dele a iniciativa”, afirma Eva.

“Isso é um erro” – Questionar decisão do chefe na presença de outras pessoas é outra ação a ser evitada, segundo Eliana, já que ele pode se sentir confrontado e ver seu papel sendo questionado. E nem sempre o colaborador tem o quadro completo da situação que levou o chefe a tomar determinada decisão.

“Tenho um problema” – Só levar problemas ao chefe sem apontar soluções também deve ser evitado, na opinião de Kamila Soares, da People Oriented.

“Foi jogar ontem? Com está sua mulher?” – Perguntas a respeito da vida pessoal do chefe devem ser evitadas, exceto se ele der algum tipo de abertura para isso.

“Tenho um assunto delicado…” – Falar assuntos delicados com o chefe nos corredores da empresa pode ser uma postura inconveniente em local inapropriado.

“Estou precisando de aumento” – Pedir aumento salarial em situações e locais não propícios é outra atitude a ser evitada, segundo Elaine Saad.

“Você viu o que Fulano fez?” – Levar para o chefe comportamentos ou atitudes de colegas de trabalho. Pega mal.

O que um chefe não pode dizer

“Seu colega faz melhor do que você” – Fazer comparações entre colegas de trabalho para um desses colaboradores é um erro, bem como expor alguém em público.

“Quem decidiu isso é a empresa, estou apenas executando” – Para Elaine, frases desse tipo confundem o funcionário e colocam o chefe numa postura de crítica a empresa.

“Você está mal nisso” – Apontar fraquezas sem traçar um roteiro para melhorar eventuais gaps dos colaboradores.

“Você sabia que seu colega…” – Fazer comentários, às vezes de cunho pessoal, a respeito de colegas de quem ele está conversando.

“Existem coisas que eu não posso contar” – É melhor nem trazer à tona assuntos internos da empresa que não pode comentar apenas para aparentar importância, que tem acesso a assuntos confidenciais.

“Veja bem…” – Criar respostas para coisas que não sabe.

“É assim porque sou chefe e decidi isso” – Além de demonstrar autoritarismo, não envolve os colaboradores nos objetivos da empresa.

Fonte: Estadão