Foi selecionado para uma entrevista de emprego? Parabéns, você está perto de chegar ao seu objetivo! Agora não perca essa oportunidade, prepare-se para se dar bem neste dia.

É importante ter tudo organizado quando for chamado para uma entrevista: currículo impresso, pasta-portfólio com bom aspecto, entre outros materiais que condizem com o cargo e com a área em que você irá atuar. Mas nunca se esqueça de se preocupar também com o que vai vestir, afinal, a primeira impressão é realmente a que fica.

Antes de escolher a sua roupa, é importante que você dê uma estudada na empresa e tente perceber qual é o perfil de colaboradores que ela possui. Se é uma empresa mais conservadora ou se possui uma cultura mais despojada e informal.

Além disso, dependendo da área em que você irá atuar, o estilo de roupa pode variar. Por exemplo, se você for fazer uma entrevista para a área de Comunicação em uma agência de publicidade, com certeza a sua roupa será mais despojada e descontraída do que a roupa de alguém que fará uma entrevista para a área Administrativa de uma Consultoria Financeira.

Percebeu a diferença? A dica é pensar em uma roupa que você usaria no seu dia a dia naquela empresa a na função a qual pretende exercer lá dentro.

No entanto, algumas regras são básicas para qualquer tipo de empresa na hora de uma entrevista presencial:

  • Use roupas em bom estado, que não estejam furadas ou até mesmo cheia de bolinhas. Vale até investir um pouquinho em uma nova roupa caso não tenha nada adequado em seu guarda-roupa. E lembre-se: roupas sempre bem passadas e limpinhas!
  • Roupas muito apertadas ou muito largas também não são indicadas para entrevistas de emprego.

 

Dicas para os homens:

  • Nada de calças curtas, rasgadas, largas ou apertadas demais.
  • Mesmo que o cargo que você pretende ocupar permita o uso de calças jeans, procure usar uma camisa no lugar da camiseta.
  • Mas se o cargo que você pleiteia exige roupa social, capriche no terno, na camisa e na gravata, e não se esqueça das meias sociais! Nada de meias de algodão, hein?
  • Sapatos sempre limpos e em boas condições de uso.

 

 

Dicas para as mulheres:

  • Nada de calças justas, barriga de fora, minissaias e decotes profundos. Esse é um erro fatal!
  • A maquiagem também deve ser leve, apenas para dar um ar saudável na aparência. Nada e olhos muito carregados, blush exagerado e batons fortes.
  • Cuidado com o excesso de assessórios! Procure usar brincos e anéis pequenos, e evite pulseiras barulhentas, que podem desviar a atenção do entrevistador.
  • Assim como no caso dos homens, se o cargo que você pretende ocupar permite o uso de roupas mais despojadas, como calça jeans, componha o look com uma calça mais escura e discreta.
  • Já se o seu cargo pedir roupas mais sociais, um tailler é sempre uma boa saída. Ou até mesmo um vestido na altura dos joelhos. Cuidado para não encurtar demais a saia ou deixar os ombros à mostra.
  • E o toque final: os sapatos! Nada de sapatos velhos e surrados. Evite também sandálias que deixam os dedos a mostra e lembre-se de que um salto alto deixa qualquer look muito mais elegante! Dica: abomine os tênis de suas produções.

Essas são as dicas mais básicas, no entanto, outros cuidados também devem ser tomados durante a entrevista de emprego, bem como  não deixar as tatuagens visíveis, tirar óculos escuros da cabeça, não deixar fones de ouvido amostra, entre outros.

Gostou das dicas? Então  prepare-se e pratique. Assim você não comprometerá a entrevista de emprego e ainda ficará com um belo visual para aproveitar o restante do dia.

Boa sorte!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

comentários