Dicas: como dividir o tempo entre carreira e filhos?

Essa época do ano leva muitas pessoas a refletirem um pouco mais sobre a tal habilidade multitarefa da mulher que é mãe e, ao mesmo tempo, profissional. É uma pessoa que luta em busca de tempo para a família, para os filhos, para cuidar de si mesma e, ao mesmo tempo, para se desenvolver na carreira. O atual cenário da mulher que assume esse papel é desafiador. Mas como manter uma vida equilibrada e conciliar todas as atividades e desafios da mulher em seu dia a dia?

Buscamos algumas dicas de especialistas para suavizar essa jornada.

Mostre a importância do seu papel à sua família

Todas as mães já devem ter enfrentado o pedido do filho para que fique em casa. Com certeza você sentiu aquele aperto no coração de ter que deixá-lo e ir para o trabalho. Mas, acredite, há solução! A indicação nesse é caso é conversar e mostrar para ele o porquê de você precisar trabalhar. Uma boa saída é levá-lo para conhecer o seu emprego.

Mas atenção: é necessário ter muito cuidado ao levar a criança para o escritório. Ela deve apenas conhecer o ambiente, e não estar lá por diversas vezes. É importante, antes, avaliar se a cultura da empresa permite que você a leve consigo.

Busque apoio de pessoas de confiança

É importante ter uma ajuda externa para quando você necessitar ficar até mais tarde no trabalho. Verifique os horários das pessoas que estão à sua volta para que, em uma emergência, você já saiba com quem poderá contar, seja mãe, marido, avó ou vizinha.

Dê preferência a uma escola próxima para os filhos

Escolhendo uma instituição perto de sua residência ou no trajeto do trabalho, as chances de você se atrasar para os compromissos profissionais ou familiares são menores.

Procure oportunidades para flexibilizar seus horários

Acha que não vai dar conta de tudo? Não se desespere, há opções que podem ajudar a não deixar a carreira de lado para ser mãe. Muitas empresas já têm flexibilidade para que profissionais trabalhem em home office, mesmo que em parte do tempo.

O fato de trabalhar em casa não quer dizer que você não vá precisar também da ajuda de uma babá, parentes ou outras pessoas de confiança, pois é impossível se concentrar naquele projeto com prazo relâmpago para entregar e ter um bebê chorando ao lado.

O ideal para quem trabalha em home office é reservar um espaço em casa para ser seu escritório, se possível com porta. Assim você conseguirá desenvolver melhor produtividade nas atividades profissionais realizadas em casa.

Aproveite todas as oportunidades para vivenciar a vida em família

Não é só com a falta de tempo que você deve se preocupar, não é? Ainda há o principal: prestar atenção no comportamento dos filhos, no dia a dia deles, nas amizades, nos conflitos na escola, se eles estão dormindo bem, se estão se alimentando adequadamente, entre outros.

Procure, portanto, estimular a conversa e o diálogo com a família e com os filhos sempre que possível. Converse com eles, seja no trajeto para a escola ou de volta para casa, seja nas refeições com a família, seja em atividades de lazer no fim de semana.

Seguindo dicas como essas, com certeza você vai encarar bem os desafios na carreira, conquistar seu espaço no mercado de trabalho e cumprir seu papel de mãe de maneira brilhante.

E é com esse sentimento que a Curriculum parabeniza todas as mães do Brasil.

Feliz dia das mães!

Curriculum, iluminando talentos.