Sem dúvida o network é uma faceta muito importante para o sucesso profissional, pois ele pode nos ajudar em vários momentos. Um deles é quando estamos buscando uma nova recolocação profissional.

No entanto, muitos profissionais pecam muito nesta hora. E, para que você não cometa os mesmos erros e pareça um “mala” diante de seus contatos, aqui vão algumas dicas de como fazer o seu networking de maneira correta e discreta.

Primeiramente é necessário fazer uma pré-seleção das pessoas que pretende manter contato.  Lembre-se de que você não precisa ter contato apenas de pessoas da sua área de trabalho. O networking fica ainda mais efetivo se for composto por pessoas de diferentes ramos de atuação.

Também é indispensável saber em quais ocasiões agir. Especialistas acreditam que palestras, cursos, debates, reuniões, intervalos no trabalho, ou até mesmo a rotina diária são os melhores momentos. Mas para que você não perca a oportunidade, que às vezes pode ser única, é preciso sumir com a vergonha e se manter alegre, confiante, relaxado, entusiasmado, curioso, paciente e interessado.

Mas preste atenção nas suas atitudes e na situação em que se encontra, para que nunca promova o networking em um período inoportuno. Durante um evento, por exemplo, uma dica é chegar 20 minutos antes e sair 20 minutos depois, assim terá tempo de sobra para contatar os mais interessantes no seu ponto de vista.

Lembre-se sempre de que networking não é apenas uma relação de interesses profissionais. Ele também é construído através de interesses pessoais, e não apenas para conseguir uma indicação na hora de encontrar um emprego.

Por isso, ao iniciar uma conversa com uma pessoa que acabou de conhecer, uma dica é nunca falar apenas de si mesmo. Procure interessar-se pela outra pessoa e no que ela tem para compartilhar com você. Busque se apresentar de maneira sutil e objetiva, dizendo o seu nome e o que você faz. Dessa forma, fica mais fácil iniciar uma conversa profissional e ao mesmo tempo interessante.

Tenha sempre em mãos um cartão profissional e não se esqueça de pedir o cartão da pessoa com quem está conversando. A troca de cartões é muito importante para manter o contato. Além disso, a internet e as redes sociais ajudam muito a fortalecer o relacionamento com as pessoas.

É muito importante também saber que networking não é apenas uma forma de melhorar a sua visibilidade no mercado de trabalho e adquirir informações importantes, mas é também criar boas e duradouras impressões que o ajudem a encontrar pessoas com interesses em comum. Atente-se para as suas atitudes, para não passar a imagem de “interesseiro”. Procure ajudar os outros e compartilhar assuntos que sejam de interesse comum. Afinal, networking é uma via de mão dupla.

Aproveite todas essas dicas e comece a construir a sua rede de relacionamentos de maneira profissional e discreta. Boa sorte!

Curriculum, iluminando talentos.