Network, no sentido literal da palavra, significa uma rede de contatos. Trata-se das pessoas que um indivíduo conhece e mantém algum tipo de relacionamento profissional, comercial ou pessoal.

Existem muitas perguntas a respeito de adotá-lo dentro de uma empresa, se realmente é benéfico e se trará resultados. Mas, antes de questionar esses pontos, é preciso saber que requer tempo para que se possa atingir os números almejados. Por isso é fundamental saber administrar o tempo e a forma de aplicar o network.

Atualmente muitas das vagas de empregos disponíveis nem sequer são divulgadas e são preenchidas por indicações de contatos. Por isso é importante manter uma lista de pessoas com as quais você sabe que pode se relacionar e realizar essa troca de informações.

Para Marcelo Cardoso, diretor da RM1, empresa especializada em Treinamentos e Coaching, o network é altamente recomendado e é a garantia de bons resultados, desde que se trabalhe com uma postura séria e honre os compromissos. “O network traz resultados a médio e longo prazo, é uma forma de relacionamento pessoal e profissional, que ajuda a pessoa a conseguir mais contatos nas duas áreas e a alcançar seus objetivos”, afirma Marcelo Cardoso.

O procedimento envolve competência profissional, porque afinal não basta apenas trocar cartões com telefones, é necessário ir bem além disso, já que o network tem o intuito de estimular o relacionamento entre profissionais. As vantagens do network incluem um baixo custo com marketing, afinal cada um estará divulgando seu próprio serviço e ganhando visibilidade para sua empresa. Mas muitas pessoas ainda tem receio de iniciar o método por achar que é complicado de ser feito, porém é mais simples do que se imagina.

Em um primeiro momento é necessário montar um discurso que conte a trajetória profissional em pouco tempo, que seja conciso. Depois, montar uma lista com contatos de todas as pessoas com quais já se trabalhou, até mesmo aquelas que não eram muito próximas.

“Iniciar o Network não é difícil, mas exige manutenção, pois à medida em que o tempo passa ele alcança um desdobramento expressivo, afinal a rede não depende apenas de uma única pessoa, mas sim de todos os envolvidos. O maior erro cometido é buscar um contato apenas quando se tem necessidade, em ocasiões específicas, assim nenhuma rede consegue se fixar”, finaliza Marcelo Cardoso.

Fonte: Administradores