O que fazer quando você se apaixona por um colega de trabalho? Será que é correto namorar dentro da empresa? São muitas as dúvidas de quem está querendo conquistar a pessoa amada ou já está namorando no ambiente de trabalho. No entanto, relacionamentos amorosos assim sempre foram comuns.

Desde há muito tempo e nos dias de hoje inclusive, as pessoas passam muito mais tempo no trabalho do que em outros lugares e é natural que encontrem, dentre seus colegas de trabalho, alguém com quem tenham bastante afinidade e que acaba se tornando uma pessoa interessante para começar um relacionamento a dois. Quando isso acontece o fundamental é ter bom senso, pois, no Brasil, poucas companhias têm políticas definidas sobre o assunto, como restrições e proibições.

Mas como manter o namoro saudável sem prejudicar sua vida profissional?

Primeiramente é necessário que você evite interferências pessoais no trabalho.  Não deixe que a sua postura sobre determinado assunto acabe prejudicando o lado pessoal devido às divergências de pensamentos, pois isso pode causar brigas.

Além disso, procure sempre ouvir pessoas de sua confiança sobre o que seus colegas estão pensando sobre seu relacionamento e sua postura dentro da empresa.

Caso seu comportamento esteja errado por algum motivo, aja de maneira ética, sendo mais discreto. O ideal é não espalhar que você tem um relacionamento  dentro da empresa, pois isso será percebido naturalmente. No entanto, não esconda essa informação se for perguntada, principalmente pelos seus superiores.

No entanto, se você namora ou pretende se relacionar com alguém do mesmo departamento ou até mesmo seu superior, lembre-se que a hierarquia dentro da empresa deverá continuar sendo respeitada. O segredo é não tratar o seu parceiro diferentemente do que trataria se ele não fosse seu namorado ou namorada. Em outras palavras, não abuse e não peça demais, achando que, por ter um vínculo que vai além do trabalho, este pode lhe oferecer mais do que um colaborador normal faria. No entanto é importante que você também não amoleça e seja condescendente com  seu superior apenas porque mantêm  um relacionamento fora do trabalho. Seja sempre o mais justo possível e, assim, evite que situações delicadas aconteçam ou mesmo que falem sobre você.

Situações chatas também precisam ser evitadas. Se você namora um superior ou vice e versa, é importante saber que situações como a sua promoção ou do seu companheiro podem causar comentários maldosos dos demais funcionários, pois nem todos vão acreditar que a promoção aconteceu por competência. Então é preciso deixar a situação bem clara entre a equipe.

Mesmo assim, é muito importante que você saiba realmente se o que está acontecendo é uma paquera ou namoro e não confundir essas duas situações com assédio, quando há uso de poder para forçar alguém a uma determinada situação. Além disso, há também os casos eventuais, que não duram. Em qualquer um dos casos nunca saia falando mal da pessoa após o término do relacionamento.

Fique atento a todas essas dicas, siga as regras da empresa em que trabalha e feliz Dia dos Namorados!

Curriculum, iluminando talentos