Controlar emoções, ter responsabilidade sobre as próprias ações, capacidade de engajar pessoas. Essas são as principais habilidades de quem tem uma característica importante para o mercado de trabalho: maturidade.

Pode não parecer, mas candidatos que possuem características como estas estão cada vez mais disputados nas empresas. As companhias precisam de pessoas que não hesitam quando encontram um cenário incerto.

Você não tem essas habilidades? Não se desespere, vamos dar algumas dicas de como melhorar a maturidade. 

Especialistas afirmam que o primeiro passo é se conhecer melhor, ou seja, saber quais são seus pontos fracos e fortes e fazer uma avaliação deles.

Além disso, acumular experiências é essencial para adquirir maturidade. Lembre-se sempre de que correr riscos é preciso e é fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional. Por isso, não fuja de atividades complexas e desafiantes.

Durante a execução dessas tarefas pense em como desenvolvê-las e lembre-se sempre de avaliar quais são os resultados esperados. Dessa forma, ao concluir a tarefa, você saberá se teve ou não sucesso e, a partir daí, poderá identificar os pontos que precisam ser melhorados nos próximos desafios.

E não se esqueça de outros pontos importantes: lidar com as consequências de seus atos, reconhecer os erros e os méritos de toda equipe, não apenas os seus. As empresas reparam nessas atitudes e valorizam este tipo de profissional.

A maioria das pessoas chega desesperada ao novo cargo, mas as companhias afirmam ser indispensável que o profissional pondere as urgências com o equilíbrio emocional para resolver problemas.

Ser maduro é fundamental para quem quer crescer profissionalmente, conseguir um novo emprego ou até mesmo uma promoção. Mas isso só depende de você.

Boa sorte!