Compreendendo o Mapa do Emprego

O Mapa do Emprego é o passo a passo que você precisa conhecer quando pensar em buscar um novo emprego.

É muito importante lembrar que tudo começa em você! Você é o grande protagonista desta jornada, bem como de todo e qualquer sucesso ou fracasso.

Infelizmente não há como diminuir a importância do seu papel neste sentido, pois o mercado pode estar favorável ou difícil, mas será a forma com que você irá se relacionar com ele que definirá a conquista ou não do novo emprego.

E não adianta nos iludirmos ou tentarmos tapar o sol com a peneira. Emprego não é “favor”, não é “dó”, não é “caridade”: emprego é negócio, é uma troca onde você dará horas da sua vida, com capacidades, conhecimentos e competências em troca de uma remuneração, e você só conseguirá um novo emprego se o que tem a oferecer for realmente interessante para uma empresa.

Tudo começa com você

Com esta dura realidade em mente, responda a estas perguntas:

  • Em que sou bom?
  • O que realmente sei fazer bem?
  • Em que cargo ou função posso realmente levar benefícios à empresa que me contratar?
  • Em que cargo ou função sou melhor do que meus concorrentes? Sim, pois em todas as vagas haverá concorrentes, então, como se destacar deles e ser aquele que a empresa desejará contratar?
  • Estou oferecendo às empresas um “bom negócio”? O que ofereço, em relação ao salário desejado, está adequado? Em outras palavras, a relação custo x benefício para a empresa que me contratar é boa?
  • Há no mercado outros candidatos que poderão oferecer uma melhor relação custo x benefício à empresa?

Para responder a estas perguntas, você deverá olhar para você mesmo e para alguns detalhes da sua trajetória profissional, como por exemplo:

Habilidades naturais: você tem habilidades naturais para exercer o cargo ou função que deseja?

Conhecimentos: você tem os conhecimentos necessários para exercer o cargo ou função que deseja? Lembrando que estes conhecimentos podem ter sido obtidos a partir de formação acadêmica, cursos complementares ou mesmo de forma autodidata, a partir da leitura de livros, artigos ou mesmo conclusões pessoais.

Experiência: uma coisa é teoria, outra é prática. Você possui a experiência necessária ou desejada no exercício do seu cargo ou função?

Retrospecto de sucesso: você tem uma história de sucesso no exercício do seu cargo ou função? Você teve boas passagens nas empresas em que trabalhou?

Desejo / vontade: você gosta de fazer o que faz? Tem prazer nisso? Sente-se animado e motivado em continuar fazendo, em crescer e se desenvolver?

Analisando agora suas respostas, você mesmo poderá dizer se está competitivo para o cargo ou função desejada frente aos possíveis concorrentes.

É muito importante você competir no mercado de trabalho com algo em que tenha vantagens competitivas. Do contrário, poderá ficar um longo período na busca pelo novo emprego.

Como você já deve ter percebido, esta primeira etapa do processo é realmente importante. Ela é única, por isso aqui na Curriculum dedicamos este UM em nosso logotipo, porque aqui você é o protagonista, e você é único. Este é uma etapa totalmente pessoal e intransferível.

Indicamos que leia este artigo, A importância de conhecer a si mesmo. Também poderíamos falar sobre vários outros pontos quanto a esta primeira etapa, que é você, mas sem dúvida estes são os mais relevantes para este momento.

O que fazer em seguida?

O currículo – Agora é hora de construir seu currículo, de modo que apresente todo este seu potencial competitivo ao mercado de trabalho.

O site já oferece um sistema de cadastramento de currículo estruturado que o ajudará a construir um currículo competitivo, mas você precisa preenchê-lo com informações realmente relevantes e alinhadas com seu objetivo profissional.

Indicamos aqui três artigos bastante importantes que ajudarão nesta etapa:

Colete dados antes de elaborar seu currículo

Como fazer um bom currículo?

Descrevendo suas realizações no currículo

Participando de Processos Seletivos

Uma vez que seu currículo esteja pronto, ele precisará participar de processos seletivos. Há duas formas para que isso aconteça no site:

  • Ele deve ser encontrado pelas empresas que buscam profissionais em nossa base de currículos;
  • Ou ele participa do processo porque você se candidatou a uma vaga anunciada.

Ainda neste ponto, é muito importante que seu currículo tenha vários cargos similares como objetivos profissionais, pois nunca se sabe por qual nome de cargo a empresa irá procurar candidatos. Também é muito importante informar experiências profissionais no cargo desejado e manter o currículo atualizado. Tudo isso ajudará para que ele seja encontrado pelas empresas.

Você pode participar de processos seletivos de outras formas fora do site, mas trataremos desse assunto mais adiante.

Seu currículo sendo visualizado

Uma vez que seu currículo esteja participando de processos seletivos, agora é hora de garantir que ele seja visto. Sim, pois muitos currículos participam em processos seletivos e sequer são vistos.

Para isso, sem dúvida estar nas primeiras posições é muito importante. Currículos que estão nas primeiras posições são mais vistos pelas empresas. Você pode conquistar as primeiras posições de duas formas:

  • Atualizando seu currículo com frequência, deixando-o 100% preenchido e incluir quesitos do próprio currículo alinhados com seu objetivo profissional.
  • De forma patrocinada, onde você patrocina a exibição do currículo nas primeiras posições, adquirindo o DESTAQUE para o currículo.

Qualquer que seja a forma, é muito importante ele estar nas primeiras posições para ser visto.

Deixando seu currículo atraente, despertando interesse

Uma vez sendo visto, agora precisamos ter certeza de que ele esteja atraente, de que ele esteja despertando o interesse daqueles que o leem para chamar você a uma entrevista presencial.

Nos processos seletivos, muitos currículos são vistos, mas nem todos despertam interesse de modo a conquistarem uma entrevista presencial. Para isso, é muito importante compreender como isso acontece. Há um artigo em nosso Manual da Recolocação no blog do site que explica bem este ponto, O que você precisa saber para fazer um currículo atraente. No entanto, perceba que, no Manual da Recolocação, há uma série de outros artigos que orientam de forma bastante efetiva sobre como fazer um bom currículo. É muito importante que leia para saber o que é necessário considerar para fazer um currículo atraente.

Desta forma, você poderá ter um currículo atraente destas formas:

  • Fazer você mesmo uma análise de seu currículo;
  • Solicitar que alguém faça esta análise de seu currículo;
  • Adquirir nosso serviço de Análise ou Revisão de Currículo

Note que é muito importante que seu currículo esteja realmente atraente, pois do contrário, você poderá perder oportunidades de ser chamado para uma entrevista presencial.

Seleção não presencial

Seu currículo leva você até este ponto do processo seletivo: ser chamado para entrevistas. Daí por diante, a história é com você. Conforme nosso Mapa do Emprego, a próxima etapa diz respeito a interações não presenciais, e isso pode acontecer por telefone, e-mail, WhatsApp ou Skype ou mesmo pelo Chat da Curriculum e nas Entrevistas Virtuais que as empresas realizam com candidatos no site. Qualquer que seja a forma, fique atento e procure interagir de maneira natural e correta, pois agora não é mais o seu currículo que está no processo, mas VOCÊ.

Da mesma forma, há um artigo bastante interessante que sugerimos que leia em nosso blog para poder conhecer bem todos os aspectos desta etapa do processo. É o artigo Seleção não presencial: a escolha do candidato começa antes da entrevista.

Seleção presencial ou entrevistas presenciais

Tendo passado por esta etapa, agora será a vez das Entrevistas presenciais, que são sem dúvida a parte mais importante de todo o processo, pois é aqui que você realmente irá ser contratado ou não.

O currículo lhe traz até as interações não presenciais com a empresa, mas a partir daí é com você, e é na entrevista presencial que você conquistará ou não seu novo emprego. Por isso, é extremamente importante estar bastante bem preparado para ela. Saiba mais sobre falar sobre o seu perfil nas entrevistas presenciais lendo este artigo: Saiba o que dizer sobre seu perfil profissional.

E, sem dúvida, uma das formas de se preparar para uma entrevista presencial é sabendo mais sobre você mesmo e também conhecendo mais sobre a vaga. Para isso, duas ferramentas de assessment são muito importantes e poderão ajudar:

  • WebVeca: é uma ferramenta para avaliar como está sua posição nas competências pessoais mais exigidas pelo mercado e o que falta para se aprimorar nestas competências;
  • D.I.S.C. DomIneSCo: é uma ferramenta para avaliar seu perfil comportamental, segundo uma metodologia utilizada por grandes empresas no mundo inteiro para ter uma previsão sobre como o candidato se comporta no ambiente de trabalho.

Ambos ajudarão você no autoconhecimento, bem como a se sentir mais confiante e preparado para as entrevistas presenciais.

Conseguindo o emprego

Por fim, saindo-se bem na entrevista presencial, parabéns, você está empregado!

Note, portanto, que este processo é similar a uma corrida de obstáculos e que precisará vencer todos eles para conseguir seu novo emprego.

Mas antes de terminar, vamos explicar também como atrair entrevistas presenciais fora do nosso sistema.

As principais ferramentas do profissional para trabalhar sua recolocação fora do site são:

  • seu currículo;
  • seu networking pessoal;
  • sua busca por oportunidades além das anunciadas nos sites.

Mas perceba que tudo começa com um bom currículo, uma boa peça de marketing que tem como objetivo seu “produto” mais importante: VOCÊ.

Portfólio Profissional: seu currículo online fora do site

É indispensável que você elabore um excelente currículo. Você poderá fazê-lo em qualquer editor de texto, transformá-lo em PDF e mandar para seus amigos e conhecidos. No entanto, há uma forma bem mais eficiente e profissional de divulgar e distribuir seu currículo: através do Portfólio Profissional.

Com o Portfólio Profissional, você estruturará um lindo e atraente currículo, dentre vários tipos de layout que a ferramenta oferece, e poderá mantê-lo disponível na web, divulgando-o amplamente a toda e qualquer oportunidade de emprego, sem nenhum “framework” de nenhum website e sem publicidades desviando a atenção daqueles que buscam um bom candidato. O conteúdo todo é somente sobre você e suas valiosas informações, divulgado num endereço na web simples, numa forma totalmente alinhada com a situação.

Ativando seu networking

Quanto ao networking, que se refere basicamente ao modo como você constrói e mantém relacionamentos pessoais, é algo que depende muito de você, e não só no momento em que você está buscando emprego, mas ao longo de sua carreira. O ideal é construir e manter um bom networking não somente quando precisamos dele, mas o tempo inteiro. Mas na hora que está buscando um novo emprego, é hora de USÁ-LO!

Portanto, sem vergonha e sem restrição, divulgue amplamente que está no mercado à busca de um novo emprego. Faça todos da sua rede de amigos e conhecidos saberem disso, afinal, você nunca sabe de onde poderá vir uma nova oportunidade.

Mas para entender mais sobre como criar, manter e ampliar o networking, o Manual da Recolocação tem um excelente artigo que lhe ajudará a se aprimorar neste ponto. Leia o artigo O que é networking?

Descobrindo novas oportunidades

Mas você pode e deve divulgar seu currículo de outras formas, e existem maneiras de fazer um currículo chegar a outras pessoas e empresas:

  • Canais informados pelas próprias empresas contratantes em anúncios de vagas fora do site, incluindo até mesmo os tradicionais jornais impressos;
  • Sites e redes sociais das empresas contratantes que ofereçam cadastramento/envio de currículos;
  • Divulgação pessoal do seu currículo por meio de redes sociais, por e-mail, em páginas web e por currículos impressos.

Divulgando seu currículo

Uma vez tendo feito sua mais importante peça de marketing, ou em outras palavras, tendo um currículo bem feito, agora é hora de divulgá-lo. Hoje você poderá fazer isso de diversas formas: impresso, entregando nas mãos daqueles que contratam, por e-mail, através das redes sociais ou mesmo pelos tradicionais aplicativos de chat (conversa) no smartphone.

Carreira

Quando empregado, não deixe de manter seu currículo atualizado, afinal, nunca se sabe quando uma boa oportunidade poderá bater à sua porta.

Não deixe de ler os artigos do Manual da Recolocação Profissional. Lá você encontrará informações extremamente úteis para o momento da busca por um novo emprego.