Há algum tempo se verifica que os brasileiros estão mais preocupados em incrementar sua qualificação profissional por meio de cursos de pós-graduação e MBAs. E esta tem se provado de fato uma das formas mais eficientes de crescer na carreira. Mas atualmente há outro fator que também tem estimulado profissionais das mais diversas áreas a buscar os cursos de especialização: o fantasma do desemprego.

É uma lógica fácil de entender quando se observam as estatísticas. Somente no mês de maio, mais de 72 mil vagas formais de emprego foram fechadas em todo o País. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, e mantêm a tendência negativa deste ano. No acumulado de janeiro a maio são 448 mil vagas a menos.

A fim de se manter em seus postos de trabalho ou evoluir dentro da empresa, muitos profissionais também participam de outro movimento: o de amadurecimento do setor de educação. Com isso, uma situação potencialmente crítica, pode resultar em aspectos positivos tanto para as empresas como para os trabalhadores, pois o investimento em qualificação, além de valorizar o currículo do trabalhador, reflete na maior competitividade das empresas.
Oportunidades cada vez mais acessíveis
Outro fator positivo é maior acessibilidade da população a cursos de qualidade. Quem reside na Região Metropolitana de Sorocaba, por exemplo, hoje pode contar com um leque diversificado de opções de cursos de pós-graduação e MBA oferecido pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), respaldada por suas quatro décadas de experiência pedagógica.

Existem atualmente 15 cursos disponíveis, aplicáveis não somente na área da engenharia, mas também a competências gerenciais, que ampliam muito o alcance do conhecimento ensinado. Os cursos têm duração prevista de 18 meses e têm a facilidade adicional da inscrição online.

Especializações em várias áreas
Entre os cursos com inscrições abertas, estão duas novidades. Uma é o MBA em Cidades Inteligentes e Humanas. Em seu término, o profissional deverá estar apto a planejar e desenvolver novos conceitos, projetos e inovação nos eixos vocacionais das cidades inteligentes: Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação, Energia, Saúde e Qualidade de Vida, Mobilidade e Segurança, Meio Ambiente, Indústria e Negócios, Urbanização e Governança. E terá ainda a opção de realizar um módulo internacional, que prevê uma visita ao Smart City Expo, em Barcelona, Espanha, maior evento mundial sobre cidades inteligentes.

A outra novidade é a Especialização em Fontes Alternativas e Renováveis de Energia, que capacita profissionais fornecendo-lhes base técnica e científica para o uso racional de novas matrizes energéticas.

Na grade de cursos também estão alguns voltados à Engenharia Civil, como o de Edificações Sustentáveis (para engenheiros, tecnólogos e arquitetos), voltado às áreas de projetos e obras de empreendimentos sustentáveis, que habilita o profissional a prestar consultoria em Construção Sustentável e Certificação Ambiental de Edificações, uma tendência na área construtiva e competência cada vez mais valorizada.

Ainda neste campo, o curso de Estruturas para Construção Civil é outra nova possibilidade na grade de pós-graduação da Facens. Capacita o profissional a elaborar e avaliar com segurança projetos estruturais, tornando-o apto a atuar tanto na execução como em vistoria e perícia de obras estruturais.

Outro campo de atuação em alta, o de Tecnologia da Informação (TI), acena com a oferta de Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis. Ele habilita o profissional para o desenvolvimento dos aplicativos mais comuns do mercado, com destaque para os sistemas Android e iOS.

Mas um curso ainda mais abrangente em sua aplicabilidade é o de Gestão de Projetos e Inovação, que prepara profissionais dos mais diferentes segmentos de negócios para o gerenciamento de projetos de empreendedorismo e de inovação, com foco em eficiência e visão empreendedora.

Entre as demais opções estão: Instalações Elétricas Prediais, Comerciais e Industriais; Engenharia de Segurança do Trabalho; Processos Metalúrgicos de Produção e Sistemas de Gestão Integrados + Auditor Líder Integrado: Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Saúde do Trabalho.

MBAs com a marca de qualidade Facens
Gestão de Negócios também é um curso novo e atende a uma demanda crescente, preparando o profissional para atividades de gerência, o desenvolvimento de técnicas de liderança, administração de pessoal, marketing, negócios, contabilidade e de administração da produção com foco na qualidade e produtividade. Logística e Produção e o de Qualidade e Produtividade também estão entre as opções de MBA.

Fonte: G1