Muitos profissionais, na ânsia de se recolocar rapidamente no mercado de trabalho, costumam recorrer a diversos serviços, e alguns pensam em pedir ajuda a empresas de hunting.

Isso é válido. No entanto, é muito importante que esses profissionais saibam que uma empresa de hunting trabalha para empresas, e não para os candidatos. Ou seja, quando uma empresa tem uma vaga aberta e está precisando contratar alguém, ela contrata uma empresa de hunting, que vai buscar candidatos compatíveis com o perfil da vaga e indicá-los para uma entrevista com a empresa solicitante.

Por isso, se um profissional quiser realmente ajuda para conseguir um novo emprego, precisará procurar empresas que auxiliem no processo de recolocação profissional e não apenas empresas de hunting.

Se você ainda não teve nenhuma orientação de especialistas em recolocação profissional, aqui vão algumas dicas que poderão ajudá-lo na busca por um novo emprego:

1)      Produzir um excelente currículo

O currículo é a peça publicitária que irá vender você e seu perfil profissional. Produza uma excelente peça de marketing para divulgar seus objetivos profissionais, sua formação, suas qualidades e capacidades, seu histórico profissional, você. As chances de ser chamado para uma entrevista melhoram muito quando se tem uma boa “peça publicitária” trabalhando a seu favor. Se você está com dificuldade em desenvolver um bom currículo, a Curriculum tem um excelente serviço que poderá ajudá-lo nessa etapa: a Análise de Currículo, que é feita por profissionais altamente qualificados e experientes, que deixarão seu currículo ainda mais atrativo para os selecionadores.

2)      Divulgar o currículo

Após produzir um currículo bem feito e bastante atraente, é preciso elaborar estratégias para divulgá-lo corretamente e ser visto pelos selecionadores das empresas que interessam você.

Para isso, a Curriculum também oferece excelentes serviços:

  1. Destaque ou Destaque Gold: deixam seu currículo nas primeiras posições dos resultados de busca das empresas. (Para entender melhor o Destaque, veja o vídeo aqui).
  2. Busca de vagas: para você encontrar as vagas que se encaixam com o seu perfil e se candidatar a elas. Hoje (na data de publicação deste post) são mais de 560 mil vagas anunciadas no site da Curriculum.
  3. Alerta de Vagas: configure um ou mais Alerta de Vagas para ser avisado toda vez que uma nova vaga que se encaixa com o seu perfil for anunciada no site da Curriculum.
  4. Meu Currículo Online: uma página exclusiva para facilitar a divulgação do seu currículo na Internet e em especial nas redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, além do Messenger, e-mail e até SMS.

3)      Ter sucesso nas entrevistas

Um currículo bem feito e bem divulgado oferece grandes chances de gerar entrevistas presenciais, e se isso acontecer, nessa hora será muito importante você ter uma visão honesta e clara sobre seus verdadeiros potenciais e suas capacidades, além de conhecer bem as competências essenciais que o selecionador busca para a vaga em questão.

Para isso, a Curriculum também tem um ótimo serviço: o WebVeca, que tanto analisa seu perfil pessoal como também mapeia os cargos das vagas que você deseja e faz um comparativo entre você e o cargo, mostrando seus pontos fortes e fracos, o que desenvolver em seu perfil e como desenvolver.

O simples fato de você fazer essa autoavaliação o ajudará a compreender melhor seu próprio perfil e lhe dará mais segurança nas entrevistas presenciais, aumentando suas chances de recolocação.

O WebVeca é composto dos seguintes módulos:

  1. PI – Perfil Individual: é o módulo principal, que mapeia seu perfil profissional e mostra um panorama geral do seu nível nas principais competências exigidas pelo mercado;
  2. Orientações de Desenvolvimento: fornece orientações práticas para você desenvolver seu perfil de competências;
  3. Lista de Cargos por Compatibilidade: mostra quais cargos combinam melhor com seu  perfil profissional;
  4. Comparativo de PI vs. Cargo: compara seu perfil individual com o cargo que você deseja ocupar, exibindo um relatório de aderência e mostrando quais características você precisa desenvolver para ocupá-lo.

4)      Ler o Manual da Recolocação Profissional

Esse manual foi desenvolvido pela equipe da Curriculum para explicar passo a passo  como se recolocar no mercado de trabalho. É importante que você saiba que a fase de desemprego pode e deve ser considerada como um trabalho, com hora para começar, pausa, hora do almoço e hora para parar.

O Manual da Recolocação Profissional dá dicas para alcançar o seu principal objetivo neste momento: um novo emprego.

5)      Navegar na web por todos os sites

Em tempos de Internet, navegar é preciso, portanto, busque:

  1. Empresas que estão contratando: é muito importante que você navegue pelos sites das empresas em que gostaria de trabalhar e também daquelas que você sabe que estão contratando. Assim, você deixa seu currículo com elas e mostra que tem interesse em trabalhar lá.
  2. Consultorias de Recursos Humanos: envie o endereço do seu currículo online para essas consultorias, que sempre estão em busca de profissionais qualificados para preencher uma vaga.
  3. Headhunters: procure saber quem são os headhunters da sua área e envie o endereço do Meu Currículo Online. Eles também estão sempre em busca de talentos para indicar a quem está contratando no mercado de trabalho.
  4. Agências de Emprego: envie o endereço do Meu Currículo Online  para as agências de emprego que considerar interessantes para você.

6)      Procurar vagas na web

Navegue por diferentes sites de empresas de recrutamento online e procure as vagas que mais se encaixam com o seu perfil.

7)      Conhecendo melhor a empresa antes da entrevista

Foi chamado para uma entrevista presencial? Antes de ir, invista um tempo para conhecer melhor a empresa, o que ela faz e seus valores. Na maior parte das vezes, você poderá obter todos estes dados a partir da própria webpage da empresa, em seus perfis em redes sociais ou em outras partes da Internet. Não deixe de pesquisar bastante sobre a empresa. Este conhecimento irá lhe ajudar muito na hora da entrevista.

Dessa forma, você poderá perceber quais são as características e competências que você tem, utilizando-as como diferenciais competitivos na hora da entrevista. Além disso, também conhecerá seus pontos fracos e saberá como desenvolvê-los, tornando-se um profissional completo.

Todo esse processo deverá colaborar para você ter calma e confiança durante o processo, algo muito importante para que tudo aconteça da melhor forma e mais rapidamente.

Lembre-se que o mercado está em alta para os candidatos e você deverá conseguir várias entrevistas, podendo escolher a que mais interessou.

Siga as dicas e boa sorte!

Curriculum, iluminando talentos.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
3

Comentários

comentários