Diante da necessidade de escrever uma carta de motivação para tentar conseguir o emprego dos seus sonhos, arquiteto francês Étienne Duval, de 30 anos, resolveu fugir dos cansados clichês auto-elogiosos. Procurando exibir de fato suas habilidades, sua personalidade e seu bom humor, Étienne substituiu a carta por um vídeo – mas não qualquer vídeo.

ARQUITETO1

Étienne enviou um clipe de hip hop no qual ele conta sua história profissional como carta de motivação. Para o arquiteto, uma carta de motivação é feita de ego e ostentação de suas próprias capacidades e conquistas, assim como muitos clipes de hip hop.

Seguindo o lema de que para pescar um peixe grande é preciso um anzol grande, Étienne decidiu então escrever uma música, gravá-la e produzir o vídeo – exibindo, dessa forma, informações importantes sobre sua carreira, e ao mesmo tempo demonstrando concretamente sua habilidade com editores de imagem e vídeo, sua coragem e um pouco de sua personalidade.

Assista ao vídeo:

É claro que ele sabia que o peixe grande em questão não era um escritório de arquitetura convencional e careta. Trata-se de uma premiada empresa chamada Big, sediada em Copenhague e em Nova York, que reúne arquitetos, designers e construtores para trabalhos com arquitetura, urbanismo, pesquisa e desenvolvimento pelo mundo todo – um local aparentemente aberto a esse tipo de gesto.

ARQUITETO5

Por enquanto o resultado foi positivo: o dono da empresa disse que assistir o vídeo de Étienne fez o seu dia. Porém, apesar de estarem conversando sobre um possível emprego, nenhum convite oficial ainda foi feito. Agora, só nos resta torcer – mas, se a cara de pau, a coragem e o bom humor do moço forem proporcionais ao seu talento como arquiteto, podemos ter certeza que sua vaga estará garantida.

ARQUITETO4

ARQUITETO3

ARQUITETO2

Fonte: Hypeness