Não saber fazer um currículo é um fantasma que assombra muitos profissionais, principalmente aqueles que estão em início de carreira.

Por isso, o objetivo deste post é ajudar e esclarecer essas dúvidas.

E começamos com uma boa notícia:  há sim um modelo ideal de currículo, algo quase como uma “fórmula secreta”, mas que é feita de vários pontos importantes e não apenas de um só. Portanto, preste bastante atenção em cada um deles!

Primeiramente é importante lembrar que o currículo tem um objetivo apenas: conquistar uma entrevista presencial. Não será com o currículo que você vai conseguir o emprego.  O currículo é apenas a ferramenta que irá conquistar o selecionador, que desejará conhece-lo melhor.

Outro ponto importante é lembrar que o RH tem pouco tempo para a triagem dos currículos e, em geral, você estará concorrendo com vários outros candidatos.

Tendo isto em mente, o seu currículo precisa:

Se o seu currículo atingiu estes 3 objetivos ele é um excelente currículo!

Mas para que ele tenha esta performance, ele precisa atender à algumas expectativas:

Com isso, aqui vão algumas dicas sobre a distribuição e estruturação das informações no documento:

Além disso, é preciso tomar muito cuidado para não maltratar o português. Esse é um erro fatal.

É importante também que seu currículo não ultrapasse duas folhas (se impresso) e que, quando for entregá-lo pessoalmente, esteja limpo e sem folhas amassadas. Já o currículo digital permite que você seja mais extenso e não há limites de páginas, porém, não exagere!

E por fim, lembramos que se tudo der certo, você será entrevistado pessoalmente, portanto nunca minta, pois, se mentir, invariavelmente será pego na entrevista e você não só perdeu o seu tempo, mas também manchou a sua imagem junto a este selecionador e talvez até mesmo junto a este mercado.

Seguindo essas dicas suas chances de conquistar o recrutador logo na primeira etapa e ser chamado para uma entrevista aumentam.

Para saber mais, veja aqui o passo a passo de como elaborar um currículo. E, para os que estão entrando no mercado de trabalho, aqui vocês encontram dicas de como fazer um bom currículo e conquistar o seu primeiro emprego mesmo sem experiência na área!

Boa sorte!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
6

Comentários

comentários