Às vezes, este comportamento pode afetar a produtividade de toda uma equipe. Entenda como você pode reverter essa situação

No ambiente de trabalho é comum conviver com vários perfis profissionais e personalidades. Embora nem sempre seja fácil lidar com pessoas que encaram as situações cotidianas de modos diferentes, é preciso aprender a se relacionar com elas. Sabendo que a grosseria, seja do chefe ou dos colegas, é uma das características mais difíceis de se acostumar, veja como você deve agir para aprender a não levá-la para o lado pessoal e ainda ter um convívio sossegado no escritório.

Primeiramente, é necessário compreender que ser rude, às vezes, é apenas um hábito da pessoa e, portanto, pode não indicar um problema entre vocês. Por isso, é importante observar o comportamento dela e tentar descobrir qual é realmente a razão para que ela tenha essas atitudes.

Uma maneira de fazê-lo é propor uma conversa cordial em que você possa demonstrar preocupação pelo seu colega sem ofendê-lo. O dia pode ter sido tão estressante que ele nem sequer lembrou que precisava ter mais tato com as pessoas no escritório. Ou talvez ele de fato se incomode com algo que você faz e este diálogo poderá ser a maneira de juntos encontrarem uma solução. Embora a situação possa ficar um pouco nervosa, lembre-se de sempre agir como um profissional, afinal as críticas devem ser encaradas como uma maneira de aprimorar seu trabalho e não como um insulto.

Se você não pode estabelecer um diálogo, tente analisar este contexto objetivamente, isto é, encontre a lógica por detrás deste comportamento. É possível que, mesmo depois de ter manifestado seu incômodo rispidamente, ela ainda não tenha dito o que realmente a está atrapalhando. Se você conseguir identificar este motivo, você poderá agir diretamente na raiz da questão em vez de tentar lidar com a atitude que está omitindo-a.

Contudo, é importante se certificar de que você não está forçando uma situação ou até mesmo respondendo a pessoa com a mesma grosseria da qual você está reclamando, já que todos são humanos e, por isso, qualquer um pode agir dessa maneira, eventualmente.

Fonte: Universia Brasil