A leitura pode ser uma fonte importante de informação e inspiração para melhorar sua gestão na empresa

Liderar uma equipe pode ser uma tarefa bastante complicada, afinal estes profissionais questionam-se constantemente sobre quais são as melhores maneiras de lidar com as várias personalidades e opiniões num ambiente corporativo, usando as diferenças como meios de obter resultados positivos e não prejudicar os objetivos coletivos. Se você enfrenta estes obstáculos cotidianamente, saiba que há meios de aperfeiçoar esta competência. Conheça-os a seguir:

1 – Leia bastante

Nem sempre você tem um mentor ou então conhece alguém experiente a quem você pode recorrer com suas dúvidas e pedir conselhos. Por isso, você pode procurar dicas em livros e artigos sobre as áreas nas quais você tem mais dificuldades. Há também muito material online em blogs especializados, nos quais você pode se basear para começar a montar sua própria coletânea de ensinamentos. É verdade que muitas coisas você aprenderá na prática, mas ter na sua estante obras de confiança pode ser bastante importante ao longo da sua trajetória profissional, sobretudo nos momentos em que você estiver questionando sua liderança.

2 – Tenha amigos de confiança

Mesmo que eles não entendam plenamente a área na qual você trabalha, seus amigos e familiares podem dar conselhos muito válidos no que diz respeito a lidar com a heterogeneidade de métodos de trabalho e ideias no ambiente profissional, porque eles mesmos passam por isso, de modo que já podem ter descoberto meios de conciliar estas diferenças. No entanto, para falar sobre questões relativas ao seu emprego, é importante que você tenha plena confiança nestas pessoas para que eles de fato escutem seus problemas e proponham soluções que levem em conta seu bem-estar, além, é claro, de garantir que não haverá exposição das coisas mencionadas por você.

3 – Seja persistente

Desafios você certamente encontrará na sua trajetória profissional e é normal que você tenha medo de não obter os resultados esperados. Contudo, como líder, é essencial que você se mostre confiante e seja a referência da sua equipe. Por isso, não desista: apesar das dificuldades, você conseguirá superar estes obstáculos se dedicando às tarefas práticas, mas também refletindo sobre novas maneiras de abordar os problemas. Sendo o exemplo para sua equipe, a tendência é que eles sigam o mesmo comportamento que você e se engajem nos projetos.

Fonte: Universia Brasil

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