Como você viu nos posts anteriores, o processo de Recrutamento e Seleção sempre permaneceu o mesmo. No entanto, a maneira de procurar emprego foi sendo alterada de acordo com a época e com a necessidade dos candidatos.

Vamos ver então como  as formas de procurar emprego foram se alterando:

Na época em que o anúncio era publicado na porta das fábricas os interessados tinham que sair logo cedo às ruas e ficar nas filas nas portas das fábricas, onde eram atendidos em algum momento do dia.

Já quando as vagas passaram a ser anunciadas no jornal, o costume era comprar os jornais de domingo, ler os classificados, separar os anúncios próximos aos interesses pessoais e enviar o currículo via correio para as vagas que mais interessavam. Ficou comum também enviar este currículo para seus amigos e conhecidos. Nesta época e ainda hoje, o primeiro passo é fazer um bom currículo para posteriormente, divulgá-lo amplamente.

Hoje em dia, com as facilidades que a Internet oferece, basta entrar em sites de Recolocação Profissional, procurar as vagas através de seus buscadores e candidatar-se a elas. Ou ainda, navegar nas páginas das empresas e buscar o famoso link “Trabalhe Conosco” e cadastrar seu currículo no site ou enviá-lo para o email especificado.

Em poucas palavras, estas foram e são as formas tradicionais de busca de emprego. No entanto, a Curriculum melhorou e ampliou vários destes pontos e ainda trouxe novidades sobre estes métodos:

Como fazer um currículo

Esta foi sempre uma grande dúvida para aqueles que se viam desempregados. Como montar e estruturar um currículo? O que colocar e o que não colocar? Qual o tamanho? Qual a ordem de exibição? Sobre todos estes pontos, a Curriculum oferece um cadastro amplo, extenso e bastante completo com vários campos que não precisam ser preenchidos todos de uma vez, mas que oferecem a oportunidade do candidato colocar realmente toda a sua experiência profissional. Depois disto, ele terá um currículo estruturado e bem montado, num layout agradável e que pode ser utilizado amplamente. O cadastro e a manutenção do currículo na Curriculum.com.br é gratuito.

Impressão de Currículo

Uma vez tendo seu currículo cadastrado no sistema, você pode se utilizar do módulo de impressão de currículo e ter seu currículo formatado para impressão, podendo distribuí-lo fisicamente, em papel, nas ocasiões que isto for necessário. Na Curriculum, este serviço é gratuito para todos os usuários.

Envio de Mini Currículo Online

A Curriculum desenvolveu também uma forma leve e eficaz para o candidato disparar o seu currículo via Email. Levando em consideração dois pontos importantes:

  • Anexar um arquivo com o currículo no e-mail não é uma prática inteligente anexar, pois a maior parte dos servidores de email retiram este arquivo com medo de vírus.
  • O RH, geralmente, dispõe de pouco tempo e tem pouco interesse para ver um currículo que não foi solicitado.

Assim, percebemos que a melhor forma de enviar um currículo, na hora de disseminá-lo via email, seria construir um Mini-Currículo precedido de uma breve carta de apresentação e que, no final, leva o selecionador que se interessou, ao currículo completo hospedado no site. Este é um serviço que só a Curriculum oferece e está disponível a todos aqueles que adquirirem o produto Destaque, sobre o qual falarei mais adiante.

URL de Visualização

Todo currículo cadastrado na base da Curriculum pode ser visualizado através de um endereço único, que segue o seguinte padrão: http://www.curriculum.com.br/ver/UCN ou http://www.curriculum.com.br/ver/apelido. Esta é uma forma interessante de você divulgar seu currículo completo na Internet. Este serviço é gratuito para todos aqueles que tem seu currículo cadastrado.

Módulo de Anúncio de Vagas

Muito embora a Curriculum pregue o fim do anúncio da vaga, sabemos que isto ainda não aconteceu e muitas empresas ainda buscam seus candidatos anunciando suas vagas. Sabendo disso, a Curriculum criou um completo sistema que administra o anúncio de vagas para as empresas e oferece uma forma fácil e eficaz aos candidatos que permite encontrar rapidamente as vagas procuradas. A Curriculum mantém em média mais de 300.000 vagas anunciadas e é o site com o maior número de vagas anunciada da Internet brasileira. Canditar-se à vagas é um serviço gratuito para todos aqueles que tem seu currículo cadastrado na Curriculum.

Alerta de Vagas

A Curriculum criou também o Alerta de Vagas, um sistema que permite o candidato criar perfis de monitoramento que dispararão para seu email, alertas de vagas específicas para que ele saiba e seja notificado toda vez que uma vaga coincidente for postada. Montar alertas de vagas é um serviço é gratuito para todos aqueles que tem seu currículo cadastrado na Curriculum.

Meu Currículo Online

Um serviço que oferece o melhor formato e o melhor domínio da Internet brasileira (curriculo.com.br), que, juntos, oferecem o melhor jeito de você divulgar o seu currículo via Internet. Neste endereço, você pode exibir seu currículo no formato sugerido pelo site ou formatá-lo do jeito que desejar.

Com este conjunto (Currículo + Domínio), você poderá divulgá-lo amplamente em sites de relacionamento ou ainda tê-lo indexado em buscadores como o Google, Yahoo, Bing e outros, aumentando muito as suas chances de ser encontrado pelos selecionadores.

Novo Processo da Curriculum

Mas além de tudo isso, a Curriculum trouxe uma forma totalmente diferente de buscar uma recolocação profissional, que está intimamente relacionada ao novo processo que construímos. Neste novo processo não é o candidato que vai atrás do emprego, mas o emprego que vem ao encontro do candidato.

Uma vez estando com seu currículo cadastrado no site da Curriculum, todo dia milhares de empresas, ao invés de anunciar suas vagas, buscam seus candidatos utilizando as poderosas ferramentas de pesquisa da Curriculum e visualizam dezenas de milhares de currículos.

Nesta nova forma, o candidato sequer tem conhecimento de que há uma vaga em aberto na empresa, mas poderá ter seu currículo visualizado e ser chamado para uma entrevista, quando menos espera, por ter sido encontrado pela empresa. Desta forma a Curriculum funciona como uma grande vitrine de profissionais, onde as empresas buscam candidatos regularmente.

Este é o modelo que acreditamos que será o modelo que sobreviverá frente a todos os outros modelos hoje espalhados pelo mundo e estamos trabalhando sobre ele desde 1998, quando vislumbramos este novo processo.

Portanto, basta você se cadastrar no site da Curriculum, manter o seu currículo sempre atualizado e você já estará visível para milhares de empresas que utilizam nosso sistema diariamente para buscar candidatos.

No próximo post eu vou explicar melhor esta nova forma de ter seu currículo visualizado, difundida pela Curriculum, para você entender melhor como tudo isso funciona e saber como operar corretamente o nosso sistema.

Fique ligado nessas dicas e boa sorte!

😉