Foto: Pexels

Em tempos de crise financeira e baixa empregabilidade, fica cada vez mais difícil investir em cursos que possam agregar conhecimento ou ser o diferencial necessário na hora de conseguir a tão sonhada recolocação no mercado. Se por um lado muitos perderam seus empregos, no outro, novas oportunidades surgiram em setores como serviços e comunicação, que vem mantendo o ritmo de contratações em meio à crise.

Com o recuo do PIB (Produto Interno Bruto), o número de desempregados já corresponde a 12% da população, e uma forma de conquistar uma das diversas vagas oferecidas está no investimento em cursos rápidos. Pensando nisso, selecionamos algumas opções com certificação gratuita, e melhor: em português! Então não perca essa oportunidade e reserve uma parte do seu dia para investir na sua carreira.

  1. Google Primer

Se o seu objetivo é atuar na área de negócios e marketing digital, uma das melhores opções está na tela do seu celular. O Google conta com diversas especializações através do aplicativo Primer. Entre as opções estão aulas sobre planejamento de negócios, gerenciamento, vendas, publicidade digital, redes sociais, marketing de conteúdo, SEO, análise e branding.

Outra facilidade do Google Prime é a chance de fazer as aulas off-line, e os passos são personalizados de acordo com sua disponibilidade e habilidades conquistadas.

  1. Hubspot

Ainda na área de tecnologia, comunicação e marketing, outra opção interessante para quem deseja uma certificação gratuita em inbound marketing é o curso oferecido pela Hubspot. São 12 aulas que abordam as quatro etapas da metodologia inbound (atração, conversão, fechamento e encantamento), explicando assuntos como otimização de sites, landing page e aprimoramento de vendas no ambiente digital.

A certificação é liberada após realização de uma avaliação com 60 questões de múltipla escolha. É necessário acertar no mínimo 75% do exame, ou seja, 45 questões. O curso que já formou mais de 60 mil profissionais ainda oferece aos alunos 13 ferramentas gratuitas para auxiliar no aprendizado e execução das etapas em um mercado que vem crescendo amplamente por conta do seu custo-benefício para as empresas contratantes.

  1. FGV

A Fundação Getúlio Vargas também oferece dezenas de cursos didáticos com custo zero, voltados para diversos setores da sociedade. Com carga horária de 12 horas, é possível aprender noções de Investimentos, Orçamento Familiar, Sustentabilidade no dia a dia, etc, o que pode auxiliar não só no enriquecimento do currículo, mas também na conclusão das horas complementares da faculdade.

Possui uma rotina agitada e não deseja investir em cursos longos? Fique tranquilo, pois é possível realizar estudos de duração – entre 2 e 10 horas – em áreas como Planejamento de Aposentadoria, Matemática Financeira, Direito Tributário, Gestão de RH e Competitividade, Direitos Autorais, Ensino Participativo, entre outros.

  1. Escola Edti

Quem já conhece ou deseja conhecer a metodologia Lean Six-Sigma, estratégia buscada pelas empresas com o objetivo de aumentar os lucros, sem perder qualidade em produtos e processos tem como opção a certificação White Belt oferecida pela Escola Edti.

Com carga horária de 8 horas e mais de 25 mil alunos matriculados, o curso possui 10 aulas divididas em dois módulos, que introduzem nas ferramentas utilizadas durante o processo da metodologia. Isso torna o profissional diferenciado diante dos demais em um processo seletivo na área corporativa.

  1. Rock Content

Levando em conta que a área de marketing é uma das que mais cresce no momento, a Universidade Rock Content também oferece um curso gratuito na área. Com 4 horas de duração, as aulas dão noções sobre geração de leads, estratégias para produção de conteúdo, etc.

E se quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos, a mesma instituição oferece um curso em Produção de Conteúdo para a Web, onde será possível aprender a escrever e produzir conteúdo relevante para gerar mais resultados para os negócios no meio digital.

Há muito tempo que especialistas afirmam que a melhor saída para a crise é o investimento em educação. Porém, muitas pessoas associam tais declarações apenas à educação de crianças e jovens, esquecendo completamente que o conhecimento é válido em qualquer fase da vida.

Então, para continuar com o nome relevante no mercado e aprimorar os conhecimentos, é importante investir em cursos, sejam presenciais ou online. Além do retorno financeiro, esses investimentos auxiliam na formação de network, colocando o profissional em contato com profissionais da área e gestores, que podem auxiliar no processo de recolocação no mercado.

Este artigo foi produzido pela Curriculum.com.br.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

comentários