O primeiro passo para conseguir ser um superprofissional é perguntar: por que eu faço o que eu faço? Acredito na minha profissão? Acredito que ela faz diferença na vida das pessoas?

Por Janaina Manfredini

Como conseguir os melhores resultados em um mundo cada vez mais competitivo? Como coach, acredito que não existe caminho melhor do que fazer mais que o combinado. O que isso significa na prática? Significa ser um profissional de alta perfomance. Isso não quer dizer trabalhar mais, por mais tempo. E sim, fazer mais e melhor, o que depende de dedicação e muita paixão pelo que se faz.

O primeiro passo para conseguir ser esse superprofissional é perguntar: por que eu faço o que eu faço? Acredito na minha profissão? Acredito que ela faz diferença na vida das pessoas? Sou apaixonada por ela? Só com respostas positivas a esses questionamentos é possível seguir e alcançar o tão sonhado sucesso profissional.

A partir daí, o que se tem pela frente são muitos desafios. Primeiro aumentar o conhecimento, estudar mais, compartilhar informações, melhorar as habilidades e ser humilde para assumir quando não sabe algo e precisa aprender. Tudo isso e a inteligente gestão do tempo, com prioridade para o que realmente importa, fazem toda a diferença. E para um profissional de alta performance tudo isso é constante. É estar sempre em busca do melhor.

Os resultados extraordinários começarão a aparecer para você. Mas o melhor, é que essa é uma reação em cadeia. Você perceberá. Os colegas de trabalho ficarão mais produtivos, fazendo com que, consequentemente, a organização e os clientes prosperem também. Tudo ainda pode ser potencializado quando as empresas e os líderes estão prontos e dispostos a incentivar sempre o crescimento dos colaboradores. É imprescindível saber o que cada pessoa tem para melhorar, conhecer, perceber, entender e investir para que cada um consiga resultados melhores.

As empresas e seus líderes precisam considerar outros fatores. Inspirar, semear e motivar cada uma das pessoas para que, com envolvimento, todas estejam verdadeiramente comprometidas com as metas. Uma maneira é ter a missão da organização bem clara e comunicada, algo que faça sentido e seja vivido realmente por todos da empresa.

Outra dica importante é não esquecer de algumas necessidades básicas do ser humano: ser ouvido, ser reconhecido e ser amado e ter o direito de errar. E aí? Pronto para ser o melhor profissional que você pode ser? Pronto para entregar 140% do prometido? Pronto para surpreender? Dá trabalho, mas só você pode trabalhar para alcançar o seu melhor. O sucesso é garantido!

Janaina Manfredini é administradora de empresa, especialista em marketing com formação internacional na Universidade da Califórnia. Tem formação sênior em Coaching no Instituto Brasileiro de Coaching e no Behavioral Coaching Institute, dos Estados Unidos. É especialista em gestão de pessoas com ênfase em coaching e treinadora comportamental.

Fonte: Administradores