Quer ficar mais perto de conseguir ocupar a vaga com que sempre sonhou? Aprenda a responder à pergunta “Quais são os seus pontos positivos?” durante a entrevista de emprego

Uma das perguntas mais comuns nas entrevistas de emprego é “Quais são os seus pontos fortes?”, e é questão que confunde muitos candidatos e que por vezes os leva a meter os pés pelas mãos. Ao responder a esta pergunta, corre o risco de parecer demasiado convencido ou pretensioso, ou de não dar uma resposta que atenda às expectativas de quem o está a entrevistar. Para evitar esse problema, aqui ficam algumas sugestões de resposta:

  1. Pense em qualidade, não em quantidade

A resposta não deverá ser muito longa. Às vezes, uma única palavra pode convencer o recrutador de que você é a pessoa ideal para a vaga. Por isso, pense bem em qual é a sua maior qualidade, como, por exemplo, a responsabilidade, a capacidade de organização ou até mesmo a criatividade.

  1. Dê exemplos

Ao mesmo tempo em que vai construindo a sua resposta cite exemplos de coisas que fez em empregos anteriores para dar mais veracidade às suas qualidades. Escolha situações em que o seu ponto forte se destacou.

  1. Esteja um passo à frente de quem o está a entrevistar

Uma boa dica é também deixar claro qual é o seu ponto fraco. Poderá dizer, por exemplo, “eu sou uma pessoa responsável, no entanto…”. A vantagem de o fazer desta forma é que o técnico de recrutamento vai perceber que você sabe assumir os seus erros e que está disposto a corrigir os seus defeitos.

Fonte: Universia Portugal