Certamente você já passou por algum processo seletivo em que gostaria de enviar uma mensagem agradecendo o recrutador pela oportunidade, pedindo um feedback sobre seu desempenho ou até mesmo agradecendo por ter sido aprovado.

No entanto, em qualquer um desses casos, é preciso cuidado com a forma com que você escreverá para o recrutador, sendo educado e cordial sempre.

Por isso, trazemos aqui dicas para fazer isso da melhor forma possível:

Quando você está aguardando resposta

Você deve agradecer a oportunidade de ter participado, mostrar-se confiante (sem ser arrogante) de que tem todos os requisitos para ser aprovado e mostrar que realmente pode ser útil, sem se estender, e concluir dizendo que aguarda a resposta, agradecendo cordialmente ao final.

Quando você já foi aprovado

Neste caso, não há dúvida de que você terá a oportunidade de agradecer pessoalmente. Mas se mesmo assim desejar escrever uma carta de agradecimento, siga uma linha parecida com a que já falamos se você estiver aguardando resposta, porém adaptando a mensagem para a situação, pois você realmente irá trabalhar na empresa e deve mostrar-se grato pela confiança depositada em você e estar confiante por si mesmo.

No caso de não ter sido aprovado

Agradeça a oportunidade, mostre que continuará desenvolvendo suas qualificações e que ficará muito feliz caso sejam dadas novas oportunidades de participação em processos seletivos futuros, pois (se realmente for o caso) você se interessou pela oportunidade oferecida e pela empresa de maneira geral.

Para todos os modelos, é interessante manter a comunicação bastante concisa e personalizada ao máximo. Dirija-se claramente à pessoa que entrevistou você e à empresa, que certamente têm desafios a solucionar através da contratação de um profissional para a vaga à qual você se candidatou. Diga que você continua desejando uma oportunidade de ajudar a empresa a solucionar tais desafios e mostre concisamente que você pode ser útil para a solução.

Com isso, você mostra ser um profissional que se preocupa com a empresa e ainda deixa um caminho aberto para futuras oportunidades.

Aproveite essas dicas e boa sorte!