Dúvida: Continuo em um processo seletivo mesmo depois de descobrir que posso ter um chefe difícil de lidar?

O chefe ou a chefe imediata influencia muito o desempenho e o desenvolvimento da equipe. Tanto que se costuma dizer que as pessoas não deixam empregos, nem empresas, deixam chefes. Então, essa preocupação é genuína e muito relevante.

O que recomendo é que você continue no processo seletivo e aproveite as entrevistas que tem pela frente para tirar todas as suas dúvidas. Referências de mercado são importantes, mas o ideal é que faça a sua própria avaliação. Não precisa ignorar as informações que recebeu, mas considere que elas refletem a visão de alguém que pode ter um perfil profissional bem diferente do seu.

Procure formular perguntas que possam dar pistas a respeito do estilo de liderança desse profissional. Descubra quais são as expectativas dele em relação a quem ocupará a vaga e também em relação à equipe e à área. Se tiver oportunidade, questione os diferentes interlocutores da empresa com quem conversará ao longo do processo seletivo. Analise a coerência dos diversos discursos e faça um comparativo com as suas expectativas e interesses.

Na conversa com o seu possível chefe direto, peça para ele ou ela contar de alguém, que na opinião dele ou dela, deu muito certo na equipe. O que essa pessoa fazia? Como era a relação entre líder e liderado? Escute a história e se pergunte o quanto tudo isso está alinhado ao seu perfil profissional, expectativas e interesses. Só depois disso, tome sua decisão.

Fonte: Exame.com