Quais são os melhores meios de definir uma carreira alternativa, baseada na sua experiência e habilidades, mas que não seja óbvia?

O melhor meio de aprender um trabalho é fazer esse trabalho, mas também não dá para tentar todas as ideias que você tiver antes de encontrar uma. Portanto, você precisa encontrar uma maneira de aprender sobre uma determinada carreira sem necessariamente precisar atuar nela. Assim, fica mais fácil fazer uma escolha consciente e direcionar seus esforços nessa direção.

Veja 8 passos para identificar carreiras alternativas viáveis:

Fortaleça seu autoconhecimento

Mesmo depois de aprender o que o mercado oferece, você precisa analisar o que está dentro de você – seus interesses, prioridades, estilo de vida. Se você está insatisfeito com a sua carreira e esta situação já está assim há algum tempo, você pode ter perdido o contato com o seu autoconhecimento e atrofiado a sua habilidade de fazer boas escolhas. Antes de fazer uma nova opção – que provavelmente será a grande decisão sobre a sua nova carreira – você precisa fortalecer esse conhecimento interno praticando a tomada de decisões. Faça, por exemplo, escolhas que estejam de acordo com os seus interesses, prioridades e preferências. Você pode não conseguir fazer grandes mudanças na sua carreira de modo imediato, mas você pode fazer isso no seu tempo livre e com relação aos seus problemas pessoais. Foque na diversão, em atividades que possam lembrá-lo das suas preferências e fortaleça seu autoconhecimento.

Faça uma lista de ideias (separada de uma lista de deveres)

Assim que você perceber as coisas que te fazem bem, anote. Mantenha uma lista de ideias na qual você escreva tudo que desperte seu interesse – uma empresa que você ouviu falar, um projeto que seu amigo está fazendo e até notícias de negócios em geral. Apenas certifique-se de que essa lista de ideias seja completamente separada da sua lista de deveres. Você não deve fazer mais nada com suas ideias, além de coletá-las. Muitas vezes, candidatos a emprego muito ambiciosos vão anular uma nova ideia por se envolver rápido demais em estratégias para transformar sua carreira. Com isso, tiram toda a diversão e passam a focar exageradamente em coisas desnecessárias. Por enquanto, não se preocupe em praticar suas ideias – foque apenas nas coisas que geram interesse.

Procure por histórias interessantes

Procurar histórias interessantes vai te dar mais ideias. Vá a uma biblioteca de negócios e olhe as revistas e os novos conteúdos sobre o tema. Não leia página por página – apenas anote as manchetes que chamem sua atenção. Quais indústrias eles cobrem? Quais problemas ou preocupações chamaram sua atenção? Não se preocupe sobre o quanto você sabe sobre essas áreas. Não se preocupe se sua curiosidade está fazendo com que você se afaste do seu trabalho. Você está apenas coletando ideias, e não colocando-as em ação.

Procure por pessoas interessantes

Além de procurar por histórias de áreas de negócios e empresas, procure por histórias de pessoas. Publicações sobre negócios geralmente contam com listas de personagens – executivos que ganham mais, CEOs mais eficientes, os mais admirados – que, muitas vezes, têm boas histórias sobre trajetórias de carreira. Analisar perfis no LinkedIn é outra maneira de ver como as pessoas estão consuzindo suas vidas profissionais. Se você acha, por exemplo, que gostaria de atuar em comunicação corporativa, olhe esses perfis e veja os primeiros empregos, a trajetória acadêmica e as habilidades que essas pessoas têm. Por fim, livros sobre negócios geralmente estudam casos de pessoas reais. Se você está buscando uma mudança de carreira, leia obras sobre o assunto e preste atenção especial nas histórias das pessoas.

Procure problemas interessantes

Enquanto você aprende sobre outros mercados, empresas e o que as outras pessoas estão fazendo, anote os problemas que eles enfrentaram, especialmente nas carreiras que você gostaria de seguir. Você é fascinado por histórias de companhias que entram em um novo mercado ou oferecem um produto completamente novo? Você se comove com pessoas que gerenciam suas equipes e constroem culturas? São as situações com reviravoltas ou as situações que acontecem aos poucos que despertam o seu interesse? Quais são os problemas com os quais você realmente se preocupa a ponto de querer resolver?

Descubra como é a sua empresa preferida nos bastidores

Por enquanto, sua curiosidade deve estar completamente direcionada a atividades significativas, como leituras e aprendizados sobre o que está acontecendo no mundo, e pensamentos sobre os problemas da vida real, para os quais você pode fazer uma contribuição. Mas como esses problemas são realmente resolvidos? Quem é o responsável pela entrada de uma companhia em um novo mercado? Escolha uma companhia (preferencialmente uma que você admira) e descubra como ela trabalha. Quais os mercados atendidos? Em quais ela entrou recentemente? Quem tomou essas decisões? Quais foram os principais passos? Essas informações não estarão disponíveis tão facilmente, então você será obrigado a falar com pessoas – funcionários, colaboradores de empresas concorrentes, especialistas do mercado na qual está inserida, jornalistas que cobrem a área etc. Tente fazer um espécie de mapa da organização: quem faz o que e como são os processos. Ele não precisa ser exato, mas é necessário haver informação suficiente sobre os papéis para que você possa achar um para você.

Continue incluindo ideias, histórias, pessoas, problemas e empresas

Quando você descobrir que pode pesquisar uma determinada empresa para resolver um problema, você vai querer mais: ter mais ideias, mais histórias para ler, mais pessoas para analisar, mais problemas para identificar e mais companhias para dissecar. Você vai querer múltiplos elementos porque você não vai conseguir sempre a informação perfeita, mas aquelas que você coletar poderão ser úteis quando juntadas a outras. Ideias geram novas ideias. E você quer ter uma compreensão ampla dos diferentes projetos e dos papéis que as pessoas desempenham. Esta é a definição de um trabalho: resolver um problema para o cliente.

Pratique com o que você já sabe

Enquanto o seu maior objetivo é alcançar uma carreira alternativa ou simplesmente sair do ramo que você está atualmente, um bom modo de aumentar sua habilidade de pesquisa é praticar na indústria que você está agora. Você já sabe muito sobre ela, você conhece os problemas, os concorrentes e as pessoas. Se você precisar aconselhar alguém que quer entrar na sua área, como você a mapearia para ele? Quais são os problemas mais críticos, e quem os resolve? Mesmo que você esteja coletando informações sobre o seu novo setor de interesse, mantenha-se atualizado sobre a sua própria indústria e empresa. Esses dados podem ser mais valiosos do que você imagina. E a mecânica de estar sempre atualizado sobre o seu ramo de atividade vai reforçar suas habilidades em se desdobrar para novas áreas.

Fonte: MSN

Em busca de novas oportunidades de trabalho?
Milhares de vagas esperam por você.
Clique aqui e boa sorte!