Saiba como encarar as frustrações de maneira positiva e ter novas ideias

Imagem 84

Durante o processo criativo é preciso estar preparado para a possibilidade de que aconteçam falhas e tentativas frustradas. É claro que o objetivo de todo profissional sempre é o sucesso, porém, compreender esses acontecimentos como situações benéficas e com potencial para aprendizado.

Naturalmente, não é fácil encarar as decepções de maneira positiva em um primeiro momento, no entanto, existe uma série de táticas para conseguir usar superar o choque inicial e seguir em frente com seus projetos. Pensando nisso, a Universia Brasil elaborou uma lista com 5 dicas que prometem ajudar. Confira:

1 – Questione-se

O primeiro passo para aprender com seus erros é entender o que não deu certo. Sendo assim, o ideal é fazer perguntas como “o que posso aprender com isso?”, “o que essa situação significa?” e “o que eu posso fazer agora?”. O objetivo é encontrar as raízes do problema para saber como não passar novamente pela mesma situação.

2 – Encare como uma oportunidade de recomeço

Suponha que você tenha passado por uma experiência de insucesso muito traumática como a falência da sua empresa. Por pior que tenha sido o momento, isso não significa que você perdeu sua capacidade de ter boas ideias. Aproveite essa chance para recomeçar, mudar de ramo talvez. Essa pode ser a oportunidade que faltava para você encontrar seu grande talento.

3 – Use a experiência positivamente

Você pode usar o potencial transformador da experiência de maneira a produzir algo que renda frutos, por exemplo, um livro. Além de ser uma forma de vencer o medo do fracasso, é uma chance de criar algo de que você se orgulhe.

4 – Inspire outras pessoas

Depois de aprender com que você fez, ensinar outros a não cometer os mesmo erros é uma boa oportunidade de trocar conhecimentos, bem como voltar a ver o cenário mais positivamente e pode até mesmo criar novas chances profissionais: tornar-se um consultor, por exemplo, é uma boa opção.

5 – Utilizar o aprendizado no futuro

Depois de descobrir o que não deu certo, você estará mais preparado para voltar ao mercado, com novas ideias e mais experiência, afinal, não cometerá o mesmo erro duas vezes. Outra vantagem é que agora você terá uma dimensão melhor dos riscos e saberá como agir caso a mesma crise apareça no caminho de seu novo negócio.

Fonte: Universia Brasil