Enfrentar a primeira entrevista de emprego pode parecer bastante assustador para quem precisa entrar no competitivo mercado de trabalho. Muitas sensações e sentimentos misturam-se nessa hora, como insegurança, medo e ansiedade. Quem está em busca de um emprego ou estágio, precisa estar preparado para quando conseguir uma entrevista, para ser aprovado. Além de destacar suas qualidades pessoais e profissionais, é preciso conectar suas ideias com a demanda da empresa, e ilustrar pontos que conversem com a vaga que está concorrendo.

É comum não saber o que fazer durante a conversa com o recrutador na entrevista de primeiro emprego. Por isso, separamos algumas dicas simples para facilitar esse processo importante para aqueles que estão chegando agora no mercado de trabalho. Confira:

Pesquise sobre a empresa

É fundamental estudar a empresa que você quer trabalhar, antes da entrevista. Para isso, utilize a internet para pesquisar e descobrir tudo sobre ela, como a história, o que ela faz, cultura e valores, o que produz e a sua abrangência de atuação. Além disso, pense em como você pode contribuir com o desenvolvimento da organização.

Valorize a experiência acadêmica

Os resultados obtidos em experiências anteriores são importantes em processos seletivos. Mas, em uma entrevista de primeiro emprego, o recrutador já sabe que o candidato não tem experiência profissional, muito menos resultados, para apresentar. Por isso, explore sua bagagem acadêmica e resultados obtidos durante a faculdade, como em trabalhos voluntários, participação em congressos, cursos de aperfeiçoamento profissional e intercâmbios. Além disso, profissionais especializados em uma área são bem vistos nas empresas e, para isso, os cursos de pós-graduação podem te preparar ainda mais para o mercado de trabalho.

Seja pontual e cuide de sua apresentação pessoal

Chegar na entrevista com muita antecedência pode demonstrar ansiedade, mas chegar atrasado é o pior dos deslizes. O ideal é encontrar um meio termo, como chegar 10 minutos antes do horário marcado para evitar imprevistos.
Sobre a apresentação pessoal, lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Cuide de escolher roupas formais e sóbrias, dentro do seu próprio estilo, adequadas ao ambiente de trabalho de sua área de atuação.

Seja você mesmo na entrevista

A melhor estratégia para combater o nervosismo da primeira entrevista de emprego é ser você mesmo, e tudo ficará mais fácil. Não elabore mentiras ou histórias sofisticadas para querer impressionar o recrutador. Em alguns casos, o perfil comportamental pesa mais do que competências técnicas ou capacidade intelectual. Por isso, se você não for escolhido para uma determinada vaga, não significa que é um profissional ruim, mas havia alguém que se encaixava ao perfil solicitado para o cargo concorrido.

Fonte: Educa + Brasil