Quem busca alcançar patamares altos na vida profissional já sabe que se planejar é uma recomendação básica e uma necessidade, visto que o planejamento de carreira e o sucesso profissional andam lado a lado.

Por isso, analisar as oportunidades para o futuro profissional, o que foi conquistado até o momento e quais são suas principais metas é uma tarefa que deve ser executada a cada novo começo de ano; possibilitando que seja traçado um caminho com maiores probabilidades de sucesso e avanço. Com isso em mente, confira dez itens fundamentais para o planejamento de carreira e o sucesso profissional, e inicie sua caminhada pela trilha da evolução profissional:

1. Analise que metas não realizadas devem seguir no planejamento: Há objetivos que podem não fazer mais sentido de um ano para o outro, e você deve definir o que ainda deve ser buscado.

2. Defina objetivos e formas de alcançá-los: Saber o que se deseja e de que forma conquistar seus objetivos é o primeiro passo para o sucesso profissional.

3. Tenha suas metas à vista: Deixe sua lista de objetivos em um local visível, para que não perca o foco das suas metas.

4. Seja objetivo nos seus planos: Estabeleça metas práticas, objetivas e possíveis, e esqueça os sonhos mais abstratos e irreais.

5. Faça a distinção entre objetivos pessoais e profissionais: Saiba separar as coisas. O aspecto pessoal é tão importante quanto o profissional, e um não deve ser esquecido em função do outro.

6. Saiba o que depende de você e o que depende dos outros: Tenha em mente que nem tudo depende de você, pois, misturar as bolas, neste caso, pode levar qualquer um a ficar desmotivado.

7. Tenha calma e busque uma meta de cada vez: Não se atropele, e dê foco a um projeto de cada vez.

8. Estabeleça prazos no seu planejamento de carreira: O tempo para a realização de cada meta deve ser estipulado especificamente.

9. Comemore o que for conquistado: É preciso celebrar o que for executado dentro do seu planejamento, mantendo o foco nas metas e comemorando as conquistas.

10. Revise o seu planejamento trimestralmente: Revisões são necessárias, já que objetivos podem mudar e metas podem ganhar novos prazos e níveis de importância.

Fonte: Convenia