Dizer não e falar a verdade são algumas

Imagem Padrao 162 Blog

Pedir desculpas é uma prática saudável, e muito necessária em qualquer área da vida. Ter a humildade de se reconhecer errado e fazer isso publicamente é importante para qualquer ser humano. Existem algumas situações, porém, em que pedir desculpas é desnecessário ou até prejudicial. Encontrar o equilíbrio entre se desculpar e defender o que você pensa e quem você é é o ponto-chave.

Pensando nisso, o site Lifehack elencou 15 situações ou atitudes pelas quais não se deve pedir desculpas. Nós selecionamos 10, que você pode ler abaixo:

Amar alguém

O mais importante aqui é aqui muitas pessoas no mundo não têm coragem de se arriscar a fazer isso. Se você não é amado de volta como gostaria não é um problema; celebre a capacidade de amar e nutrir esse sentimento, e não peça desculpas por isso.

Dizer “não”

Conhecer os próprios limites e conseguir dizer não diante de coisas que lhe deixam desconfortável não deveria ser algo para se envergonhar. Se você não pode dar 100% de energia no que quer que seja, não há motivos para aceitar fazê-lo. Saber dizer “não” é, portanto, uma habilidade valiosa, própria de um bom líder.

Correr atrás de um sonho

Sonhos impulsionam as decisões mais importantes da vida. Acreditar neles, transformá-los em objetivos concretos e investir na sua realização é uma força motriz poderosa dos grandes visionários. Inspire-se neles e não se limite por medo. Não se desculpe por sair do senso comum para perseguir um sonho.

Dedicar um tempo a si mesmo

Apenas trabalho e nenhuma diversão não é o melhor jeito de viver. Encontrar tempo para fazer coisas que tragam satisfação e alegria é uma forma de recarregar as energias para alcançar sucesso. Jamais sinta culpa por separar tempo para você mesmo!

Suas prioridades

Estabelecer prioridades é fundamental para saber onde se quer chegar. Se as suas são reprovadas por alguém que valoriza, pare, pense criticamente e, se necessário, reveja. Mas uma vez que se tem certeza de que algo é importante na sua vida, que é prioridade, não se deixe sentir culpado. As pessoas que realmente importam e somam respeitarão suas escolhas.

Acabar um relacionamento tóxico

Esse ponto serve para relações amorosas, amizades e relacionamentos profissionais. Se estar com alguém é doloroso e a relação não é saudável, se afastar pode ser difícil, mas é o melhor. Não se desculpe por terminar um relacionamento desse tipo. Entender que é preciso se cercar de pessoas que lhe encorajem e celebrem é importante para alcançar realização pessoal e profissional. Dividir a vida com quem genuinamente lhe aprecia e quer bem é muito mais prazeroso.

Defender suas posições

Nunca se desculpe por fazer o que você acredita, no seu íntimo, ser o certo. É assim que agem os grandes líderes. Seus valores, moral, princípios éticos e crenças espirituais não precisam ser motivo de vergonha, contanto que você seja respeitoso para com os outros.

Não ter a resposta

Estar errado ou não saber de alguma coisa representam a oportunidade de aprender. Essas situações não são motivos para se desculpar. Conseguir admitir que não se sabe algo é uma postura de humildade e força.

Ter expectativas altas

Altas expectativas podem ser problemáticas, se desconectadas da realidade. Quando essas projeções são realistas, porém, e visam tirar dos outros e de você mesmo o melhor possível, os benefícios são inúmeros. Altas expectativas podem ser ótimas forças motivadoras, e demonstram que você se importa.

Dizer a verdade

Pessoas fortes têm coragem de dizer a verdade. Mesmo quando a verdade dói, os benefícios da honestidade são muito maiores do que a dor inicial de ouvir algo desagradável. Seja verdadeiro sempre. E guarde as desculpas para quando você realmente dizer algo errado.

Fonte: Administradores