Pesquisa com 460 profissionais brasileiros revela que, para 24% deles, a principal dificuldade em conseguir um emprego está em elaborar um bom currículo e participar de entrevista pessoal. Já 31% dizem que até conseguem arrumar um emprego, mas acreditam que não seja o ideal; 32% afirmam que a maior dificuldade é a financeira, pois alguns sites de emprego cobram para disponibilizar o currículo, e 13% consideram que estão procurando a oportunidade de trabalho nos meios errados.

A pesquisa foi feita em meio a números que mostram que o mercado de trabalho continua aquecido, mas ainda existem muitos profissionais desempregados em busca de uma oportunidade. Muitos empregadores justificam esse fato afirmando que grande parte desses profissionais não está capacitada para preencher essas vagas.

Para Caio Infante, muitos candidatos podem perder grandes oportunidades por não ter currículo adequado ou por não saber se comportar na entrevista de emprego. “Existem candidatos muito bons tecnicamente ou com experiências profissionais muito valiosas que perdem a chance de um bom emprego por não terem um currículo apropriado ou por não saberem como agir, falar e se posicionar em uma entrevista de emprego”, diz.

O especialista afirma que é importante a preocupação com a revisão de currículo e o planejamento da carreira, com busca do autoconhecimento e estabelecimento de metas, levando em conta o potencial, interesse e características pessoais.

Fonte: G1