Quanto, com quem e como discutir uma proposta de trabalho, de acordo com uma consultoria especializada em currículos e em preparação para processos seletivos

O processo de entrevista foi excepcionalmente bom. Ao final, você foi avisado de que receberá uma oferta. Antes que comece a comemorar, lembre-se: é importante negociar o salário certo e as condições de contrato adequadas. E isso pode ser mais complicado do que parece em um primeiro momento. A seguir, alguns pontos a considerar nessa etapa do processo, segundo um artigo da consultoria CV Success Today, publicado no Linkedin.

Você não precisa – nem deve – aceitar a primeira oferta. Rejeitar a primeira oferta é completamente aceitável. Em alguns casos, é até esperado. O potencial empregador quer preencher o cargo, mas quer também economizar o orçamento da empresa e gastar o que for preciso com sabedoria.

Consulte a faixa salarial ou o contrato inicial da vaga em questão. Antes de entrar no processo seletivo para o cargo, você perguntou qual o salário ou condições contratuais inicialmente definidas? Se sim, mencione essas informações e determine onde estão suas expectativas em relação a esses valores.

Faça suas contas. Emoções tendem a se intensificar quando você espera uma oferta de trabalho. A perspectiva de um novo e empolgante desafio pode interferir em seu processo racional de tomada de decisões. É recomendável, portanto, que você estude o seu custo de vida e os outros gastos que tem atualmente. Isso irá ajudá-lo a guiar sua negociação.

Defina um limite mínimo. Seguindo suas contas, determine até onde pode chegar. Determine uma expectativa salarial mínima. Qual o acordo mais baixo que você pode fazer para viver confortavelmente? Esse é seu limite na negociação. 

Justifique seu valor. Se você vai rejeitar uma oferta, é importante explicar por quê. Isso pode ser tão simples quanto dizer que “dada sua expertise e experiência, a empresa receberá um valor agregado de mercado igual a X” ou que “dada a natureza sênior do seu papel, o crescimento das pessoas que você estará liderando e o avanço na carreira que a nova responsabilidade representa para você, o adequado seria receber um salários mais alto, algo em torno de X.”

Se você puder, vá na fonte. Negociações podem ser difíceis, especialmente quando há diversas pessoas envolvidas na discussão. Para simplificar o acordo, a melhor solução pode ser falar diretamente com o tomador de decisão e chegar a um valor bom para os dois lados.

Como uma regra de ouro, entenda o que o seu trabalho e as condições de contrato oferecem inicialmente. Uma boa ajuda é trabalhar com um headhunter, de maneira confidencial, dizendo a ele o que procura no mercado. Evite ter uma reação instintiva diante de uma oferta. A maioria (se não todas) as propostas vem com 24 horas de período de reflexão. Por isso, leve algum tempo para concluir o que é o certo para você.

Fonte: Época Negócios