Escolher a carreira certa é muito complicado. Mesmo para que já decidiu que carreira vai seguir, outras pressões como encontrar um bom emprego ou ser o melhor na área escolhida continuam sendo um problema.

Se você está indeciso sobre a sua opção de escolha, confira a seguir alguns conselhos que podem ajudá-lo a esclarecer suas ideias e modificar essa situação:

Problema 1: Você não tem informação suficiente 

Atualmente, existe um leque variado de carreiras que podem ser exercidas. Mas a junção perfeita é escolher algo que você ame fazer e tenha vocação. Para acabar com suas dúvidas, procure dedicar algumas horas do seu dia para realizar uma pesquisa intensa sobre carreira, mercado de trabalho, faculdade e campos de atuação. Sua missão? Anotar todo e qualquer trabalho que desperte o seu interesse . Esta rotina mínima vai gerar uma lista de ideias de carreira que você poderia seguir. Para facilitar, você pode até falar com profissionais do mercado por meio de e-mails ou blogs .

Problema 2: Você NÃO sabe o que você quer 

Há muitos empregos disponíveis no mundo. Mas, como descobrir qual deles é o certo para você? A ideia é refletir sobre seus valores, interesses, personalidade e encontrar uma carreira que se encaixe nas suas necessidades. Para algumas pessoas os testes vocacionais podem auxiliar. Se mesmo assim você não está certo da sua opção, os seguintes questionamentos podem ajudar com a sua indecisão:

1. Eu acho essa carreira interessante?
2. Esse tipo de carreira envolve algum trabalho que você gosta de fazer?
3. Essa carreira satisfaz as suas necessidades essenciais?
4. Será que o mundo precisa esta carreira?

Problema 3: Você não consegue tomar uma decisão

Não se preocupe com a escolha da melhor opção de carreira, faça as suas escolhas e não tenha medo de mudar de opinião. Uma hora você encontrará algo que possibilite a sua realização profissional. Ser corajoso e saber tomar decisões vão deixá-lo muito mais perto de encontrar trabalho que você ama.

Fonte: Universia