Nos processos seletivos é comum que o candidato a uma vaga de trabalho fique nervoso no momento de ser entrevistado. É nessa hora que acontecem as situações mais embaraçosas e inimagináveis.

Uma pesquisa realizada pela Robert Half International com executivos de recursos humanos e gestores de contratação revelou quais foram os dez comportamentos mais ridículos cometidos em entrevistas de emprego. Confira:

É óbvio que ser franco com o selecionador é sempre a melhor opção, mas o candidato pode cometer um erro fatal se exagerar na dose:

“Um candidato a uma vaga de atendimento ao cliente, quando questionado sobre o que poderia não gostar nesse trabalho, respondeu: “Lidar com pessoas”.

“Um indivíduo disse que nós oferecíamos ótimos benefícios e isso seria bom porque ele teria que faltar diversas vezes no próximo ano.”

“Um candidato forneceu-me uma lista com todas as razões pelas quais não deveríamos contratá-lo.”

“A candidata disse que preferia um trabalho oferecido pelo nosso principal concorrente.”

Após receber elogios pela escolha da faculdade e pelas notas que recebeu, o candidato disse: “Agradeço pela atenção, mas, na verdade, não estudei lá”.

Quando o gerente de contratação questionou a razão pela qual o candidato estava deixando seu emprego atual, recebeu a seguinte resposta: “Meu chefe é um idiota. Todos os gestores são idiotas”.

Para o presidente de distrito sênior da Robert Half, BrettBom, que costuma orientar candidatos sobre como se sair bem em entrevistas de emprego, essa última resposta levanta um ponto importante. “Mesmo uma piada levemente sarcástica sobre um empregador atual ou anterior pode representar um sinal vermelho. Quando estiver em dúvida, fique calado”, declarou ao Fortune.

Dez comportamentos ridículos nas entrevistas

  • Quando questionado pelo gerente de contratação se tinha alguma dúvida, o candidato respondeu contando uma piada.
  • Durante a entrevista, um candidato respondeu a todas as perguntas cantando.
  • O candidato algemou-se na mesa no momento da entrevista.
  • “Entrevistei um candidato que batia os dentes durante toda a entrevista”.
  • “O candidato ficou pisando no tapete e disse que eu deveria ser importante para a empresa porque tinha um tapete muito macio”
  • “Um candidato pegou uma escova da minha bolsa, escovou os cabelos e saiu”.
  • “A candidata disse que se não fosse contratada, sua avó iria me amaldiçoar”.
  • Um candidato desafiou o entrevistador a uma queda-de-braço.
  • Após responder a uma questão difícil, o candidato perguntou se poderia sair da sala para meditar.
  • Um candidato enviou a irmã para a entrevista em seu lugar.

Fonte: UOL