Gestos inquietos e postura desleixada podem entregar o nervosismo. Manter a coluna ereta e sorrir podem ajudar a causar boa impressão.

Imagem 17

Do G1, em São Paulo

Seja a primeira entrevista de emprego ou não, a situação de ser avaliado pode deixar muitos candidatos apreensivos. Para não deixar que gestos e movimentos entreguem o nervosismo, a consultorade carreiras Padmaja Ganeshan-Singh, da PayScale, listou algumas recomendações que podem ajudar.

Veja abaixo 8 dicas para usar gestos e postura a seu favor:

 

1. Controle sua postura

Ao entrar na sala, faça um esforço consciente para manter uma boa postura. Isso inclui coluna ereta e cabeça erguida, sem deixar os ombros baixos. Passos largos ao caminhar também podem ajudar. Entrar confiante significa boas chances de sair confiante também, diz a consultora.

 

2. Sorria e faça contato visual com o recrutador

Seja agradável e mantenha a atenção do seu interlocutor. Sorrir e olhar nos olhos do recrutador vai ajudar a manter em você o foco da discussão e ainda deixa o interlocutor mais confortável para interagir.

 

3. Mantenha uma postura de poder

A psicóloga social Amy Cuddy diz que manter uma postura de confiança, ainda que o sentimento verdadeiro seja de insegurança, pode afetar os níveis de testosterona e cortisol no cérebro, podendo até ter um impacto real nas chances de sucesso. A recomendação é assumir a “pose de confiança” dois minutos antes da entrevista.

 

4. Fique alerta

Não dobre os joelhos e cotovelos de maneira que seus braços e pernas fiquem perto demais do corpo. Uma postura ereta, com a coluna paralela ao encosto da cadeira, pode ajudar. No entanto, nada de exagero. Alongar demais as pernas e jogar os braços para trás do encosto da cadeira pode fazer parecer que você está confortável demais, alerta o especialista Mark Bowden.

 

5. Tenha firmeza no aperto de mão

Ao cumprimentar o recrutador, segure sua mão com firmeza e não deixe os dedos deslizarem. Só não aperte demais a ponto de tornar o aperto de mão “feroz”. Se precisar, treine com um amigo antes da entrevista.

 

6. Observe o ambiente ao seu redor

Você não pode simplesmente seguir o recrutador até a sala de entrevistas. Olhe em volta. Se você perceber alguém olhando para você, faça contato visual, acene discretamente, dê um pequeno sorriso ou diga “olá”. Você nunca sabe quem essa pessoa pode ser – seu futuro colega, chefe ou mesmo o próximo entrevistador. Sorria até mesmo na sala de espera, pois você não quer parecer autocentrado demais ou desinteressado pelas pessoas ao redor. Muitos recrutadores checam com os funcionários da recepção sobre o seu comportamento e interação com eles.

 

7. Faça-se sentir confortável

Se precisa beber água, pegue você mesmo ou peça ajuda ao entrevistador. Você não pode continuar a entrevista com a garganta seca ou a voz entrecortada. Se você precisa ter alguma coisa nas mãos para se manter focado, segure uma caneta. Ela pode também ser usada para tomar notas durante a discussão se for solicitado – por isso tenha em mãos um bloco de papel ou caderno também. Se você ficar inquieto demais, vai distrair o entrevistador e o foco deixa de ser suas respostas.

 

8. Deixe sua marca

Não tenha pressa de sair da sala, mas ao mesmo tempo não permaneça sentado depois de seu entrevistador anunciar que a conversa está encerrada. Levante-se junto com o entrevistador e recolha seus pertences com cuidado, sem pressa. Mesmo se deixar cair alguma coisa, não se inquiete. Se estiver à vontade o suficiente, pode até fazer uma piada sobre a situação. Se o entrevistador segurar a porta para você, não se esqueça de agradecer. Mas, se você estiver saindo primeiro da sala, segure a porta para o recrutador se ele estiver deixando o local também.

Fonte: G1