Busque a excelência e não o perfeito; lembre-se que é errando que se aprende e por isso corra riscos

A motivação é como uma tomada de decisão importante e pessoal: ninguém pode fazer por você. É você quem precisa assumir as rédeas de sua vida e tomar as decisões que impactarão seu futuro.

Traçar metas é algo importante para manter a motivação. “Grandes coisas simplesmente não acontecem automaticamente, é preciso planejamento”, ressalta João Alexandre Borba, psicólogo e coach.

Para isso, defina seus objetivos e pesquise muito sobre como alcançá-los; tire todas as dúvidas que possam existir pelo caminho. “Muitas pessoas simplesmente não sabem o que fazer da vida. Algumas fazem cursos excelentes, mas, ao pegar o diploma, não tem ideia do que fazer com ele, e logo a vida volta a ser como era antes. Falta motivação e tomada de decisão – e ninguém pode fazer isso por você”, explica.

Além da mente, é preciso condicionar também o corpo, por isso, mantenha suas metas de alimentação e exercícios físicos em dia e as siga da mesma forma como você seguiria um plano de negócios.

“A chave do sucesso está em você, em como você encontra força para se manter motivado e lida com situações que podem acabar com sua paciência e equilíbrio. Uma das atitudes que eu sempre digo para as pessoas fazerem é condicionar a própria mente, ou seja, concentrar-se nos pensamentos positivos e evitar os negativos. Esse pequeno ato já pode transformar o dia”, exalta o psicólogo.

Conhecer as pessoas que caminham ao seu lado é outro aspecto importante, de acordo com Borba: “Pessoas negativas desperdiçam tanto o tempo delas quanto o seu, portanto, permanecer junto a elas é o mesmo que atirar no próprio pé”.

Assuma responsabilidade por suas ações, tanto os resultados positivos como os negativos, sem culpar a sorte, o destino ou o divino. Ambos, os erros e os acertos foram seus, por isso, aceite-os, mas sem se acomodar. Aprenda com os erros e persista no caminho dos acertos.

Lembre-se que “é errando que se aprende” e por isso corra riscos. Essa lição vale ainda para a vida pessoal. Pisar em um território desconhecido pode ser assustador, no entanto, completamente motivador ao mesmo tempo. Viajar e conhecer lugares novos é o melhor exemplo disso.

Outra dica importante é ser confiante e não esperar a perfeição em tudo o que faz. Busque a excelência e não o perfeito. Entenda que permanecer parado e não agir é o único erro real que existe na vida, afinal, você não adquire experiência, não conhece pessoas e, além disso, é mais fácil de visualizar as possibilidades quando você está em movimento.

Fonte: Administradores