Profissional deve ter determinar quais serão as prioridades em cada dia. Dizer não e controlar o tempo em cada atividade podem ajudar.

Para a maioria dos profissionais um dia não é o suficiente para completar todas as atividades do trabalho. Reuniões de última hora, pedidos do chefe e outros imprevistos podem atrapalhar a rotina do trabalhador.

E como manter o planejamento e cumprir todas as tarefas? Como os profissionais podem recuperar o controle do tempo no trabalho?

O site norte-americano PayScale listou 4 dicas para que os profissionais retomem o controle do seu tempo no ambiente de trabalho. Veja abaixo:

Seja claro sobre suas prioridades

O profissional deve ir ao trabalho tendo em mente quais são prioridades do dia e o que mais ele gostaria de dar atenção. Outros assuntos e problemas certamente vão aparecer durante o dia, mas é importante tentar manter o foco nas ações que foram determinadas anteriormente.

A chave é tentar ter apenas algumas tarefas e não dezenas. Somente assim os assuntos realmente importantes terão a atenção que merecem.

Aprenda a dizer não

É difícil dizer não, especialmente quando o pedido vem do chefe ou de alguém com um cargo mais alto. Entretanto, o profissional pode até dizer não quando é requisitado para fazer algum trabalho adicional, projeto ou até uma tarefa boba, caso ele realmente não tenha tempo.

Normalmente, muitos trabalhadores sentem que precisam encontrar tempo para projetos de colegas, mas eles não devem se sentir assim. Quando o profissional disser não, ele deve explicar que já está envolvido em outras tarefas e que não poderá ajudar como gostaria.

Se possível, personalize seu trabalho

O profissional pode falar com seu chefe para tentar “customizar” seu trabalho de alguma forma, como horário flexível ou dedicação especial para algum projeto que ele considera mais importante.

Pesquisas apontam que profissionais que possuem esse tipo de acordo têm menos problemas com estresse e são mais animados sobre seu trabalho. Por isso, o colaborador pode tentar um acordo para ter um melhor desempenho.

Mantenha o controle sobre como você gasta seu tempo

Para saber como o tempo é gasto durante o dia, o profissional pode fazer um “relatório”, anotando quanto tempo gasta com e-mails, telefonemas, reuniões e em outras atividades. Dessa forma, é possível identificar quais são os “ladrões” de tempo e iniciar uma agenda ou um cronograma para que as tarefas mais importantes sejam priorizadas e as demais fiquem em segundo plano.

Fonte: G1

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