Conforto e aparência devem determinar a escolha do calçado

Escolher o que vestir no trabalho pode ser um dilema para muitas pessoas, e, dizem os especialistas, vai depender muito do ambiente e da ocasião. Em alguns casos, os profissionais devem seguir um dress code da empresa, mas, seja qual for o caso, o bom senso deve prevalecer. Um ponto importante — e às vezes negligenciado por muitos— é que tipo calçado usar. Assim como o traje em geral, a escolha do calçado vai depender da empresa em que a pessoa trabalha, considerando a função desempenhada e também o modo de pensar da empresa, que pode ser mais ou menos tradicional, afirma Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida e membro da Associação Internacional de Consultoria de Imagem.

Segundo a especialista, a aparência é muito importante – o calçado deve ser elegante, bem acabado e estar com a manutenção em dia. Ao mesmo tempo, deve-se considerar o conforto oferecido por ele e o esforço físico que a atividade desempenhada exige.

— O conforto é o primeiro ponto a ser considerado, mas sem esquecer da estética. Deve-se evitar comprar um sapato de estética inadequada visando somente o conforto. O ideal é procurar até encontrar um que una as duas coisas.

Marcele alerta que um sapato sem manutenção pode derrubar por completo o look, por isso o bom estado do calçado também é muito importante, seja qual for o tipo e a função. Vale prestar atenção ao estado de conservação do couro (precisa estar limpo e engraxado – sapato social masculino pelo menos uma vez por mês, outros variando de três a quatro meses de frequência); como estão o salto e o saltinho (o salto arranhado ou descascado condena o calçado e o saltinho deve ser trocado antes do desgaste chegar no salto de fato e começar a estragar o acessório).

A limpeza do acessório como um todo também deve ser observada: às vezes, as pessoas usam sapatos que estavam parados há algum tempo e estes estão totalmente empoeirados: isto também depõe contra a boa aparência.

A pedido do Boa Chance, a consultora de imagem listou os pontos que devem ser observados na hora de escolher o melhor calçado, dependendo da função exercida pelo profissional e o tipo de empresa. Confira:

Sapato de salto:

No caso das mulheres, se o uso de salto for obrigatório, o ideal é optar por aqueles de altura média (3 a 5cm), com apoio um pouco maior do que os saltos finos, sendo que estes não precisam ser exageradamente grossos. O modelo do sapato deve ser sempre o mais fechado possível —sem aparecer muito dos dedos ou calcanhar. Se não houver exigência do uso de salto, pode-se usar as sapatilhas, que devem ser mais sóbrias, sem muitos lacinhos e fru-frus, em couro, com modelos e cores mais sóbrios. Aqui entram as profissões ligadas à área comercial em geral (venda de carros, roupas, presentes, serviços, etc.. auxílio aos clientes em bancos, auxiliares ou recepcionistas que precisam se deslocar bastante pela empresa).

O sapato de salto bem alto (entre 9 e 12 cm) devem ser usados por pessoas que não precisem ficar muito tempo em pé para desempenharem suas funções, como por exemplo executivas de diversas áreas, vendedoras que ficam mais tempo sentadas com seus clientes (joalherias, por exemplo).

Dicas para quem trabalha em pé

Quem trabalha em pé, mas em segmentos bem casuais, como postos de gasolina e lojas de produtos populares (onde o fluxo de clientes é muito alto), já é mais indicado usar sapatos sem salto e fechados para proteger os pés de algo que caia ou de pisões de clientes. Aqui também é possível o uso de tênis.

Dicas para quem trabalha sentado

Quem anda e fica menos em pé durante o trabalho, pode variar mais na altura do salto, pois não precisa pensar tanto no conforto. Porém, as orientações dadas anteriormente sobre o modelo continuam valendo. Aqui entram profissionais como auxiliares administrativos, bancárias, profissionais que trabalham em contabilidade/auditoria, atendimento ao cliente por telefone, advocacia, área de marketing, jornalismo e recepcionistas em geral (empresas, laboratórios, consultórios).

Sandálias

As sandálias que entram no ambiente de trabalho são as de modelos mais fechados, que cobrem boa parte do pé. O principal ponto que precisa ser coberto é a raiz dos dedos, depois o calcanhar ou parte dele. As sandálias rasteiras e muito abertas ou as de salto anabela com materiais casuais, como corda ou palha, devem ser evitadas, principalmente em ambientes mais formais, pois são calçados que remetem muito mais a ocasiões de passeio do que trabalho.

Sapatos mais criativos ou ousados

Estes estilos de sapatos caem bem em áreas igualmente criativas e ousadas, como moda (indústria e mídia), televisão, fotografia, música, artes e marketing. Os profissionais destas áreas podem de fato ousar muito mais tanto em cores, como alturas de salto ou ausência completa deles, e estampas. Aqui, a única restrição que continua valendo é sobre as sandálias abertas demais, que acabam tendo conotação de ocasiões de passeio e não de trabalho. Até mesmo os homens destas áreas podem ousar e sair do uso do sapato social diariamente, usando não só sapatênis como tênis flat, mocassins, e, em muitos casos, coturnos e alpargatas.

Sapatos para os homens

O universo masculino é bastante restrito falando-se em calçados. Para profissões sem contato nenhum com cliente, de áreas de produção por exemplo, é possível usar sapatênis. Outras profissões com contato com cliente (atendimento comercial, banco, administrativo, auditoria, marketing, recepção) o sapato social com amarração é o mais indicado. Para áreas que permitam looks mais casuais, como lojas de roupas casuais, áreas criativas, os homens podem usar os tênis flat (aqueles que não são sapatênis mas também não são tênis de corrida, são mais delicados e com pouco volume em torno do pé).

Fonte: O Globo