Dez minutos atentando-se ao som da respiração são suficientes para sentir benefícios da meditação

O estresse natural do ambiente de trabalho pode tirar o foco dos profissionais, deixá-los cansados e irritadiços. Em situações como essas, a meditação pode ser uma importante aliada para acalmar os ânimos. E para praticá-la no local de trabalho, é preciso menos do que se imagina.

“A meditação tem a função de autoconhecimento, mas acaba gerando outros benefícios fisiológicos. No trabalho, o profissional se beneficia quando a mente está atenta e disposta, o que a prática meditativa constante pode proporcionar. Nossa mente fica alerta e isso se reverte em proatividade, capacidade de lidar com desafios, de lidar com a diversidade e de trabalhar em grupo”, explica Juliana Figueira, instrutora de yoga e terapeuta ayurveda.

Veja dicas para meditar e relaxar no seu ambiente de trabalho:

Não se prenda ao tempo

Há quem pense que só quem dispõe de muito tempo pode meditar. Juliana, no entanto, diz que dez minutos já são suficientes para sentir o efeito da prática meditativa.

“Tudo depende da sua disponibilidade. Se você tem uma hora de almoço, pode utilizar 10 minutos para se concentrar. Para meditar, só é preciso força de vontade e o desejo de aproveitar os benefícios que virão”, diz a terapeuta.

Use técnicas simples

Para praticar no ambiente de trabalho, Juliana recomenda técnicas simples, que podem ser feitas por qualquer pessoa.

“Você pode se concentrar apenas no som da respiração, pode usar uma música relaxante e focar apenas no som, ou pode ainda observar os cinco sentidos para perceber o que está a sua volta”, recomenda.

Todo lugar é lugar

Seria ótimo se você tivesse um local especial onde pudesse ficar sozinho e relaxar sem ser incomodado. Mas, se você não possui essa infraestrutura na sua empresa, pode utilizar algumas táticas.

“Você não precisa sentar no chão. Pode sentar em qualquer lugar em que fique confortável, com a coluna ereta. Coloque um fone de ouvido e comece a meditar. Você não vai incomodar ninguém e, provavelmente, as pessoas nem perceberão o que você está fazendo”, explica Juliana.

Medite frequentemente

Para sentir os efeitos benéficos da meditação, a terapeuta recomenda que você pratique com frequência. “Pratique o máximo que puder. É bom ter uma constância e meditar todos os dias, mesmo que em pouco tempo, em um horário pré determinado, assim a mente se condiciona”, diz.

Segundo ela, não existe horário certo para meditar. “Isso depende de cada um. O que eu recomendo é que seja no meio do dia, pois sua mente já está cansada do turbilhão da manhã e meditar dá um gás para a outra metade do dia”, afirma Juliana.

Experimente a meditação guiada

Os iniciantes da prática podem ter dificuldade para não desviar a atenção durante a meditação. Segundo Juliana, nesses casos, a meditação guiada é muito útil.

“Quando a gente está começando, a mente tem uma facilidade enorme em desviar a atençã. A meditação guiada, com áudio que te guia durante a meditação, é uma ferramenta ótima para a concentração”, explica.

Por Bárbara Libório / Fonte: IG

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