À medida que você cuida da sua energia você ganha mais força e foco, além de ficar cada vez mais expert em reconhecer o que precisa em cada momento.

Compartilho com você um insight que tive recentemente: mais importante que gerir meu tempo, é gerir minha energia.

Se ficamos só na contagem de horas e tarefas, permitindo que as demandas externas nos suguem, a nossa energia escorre pelo ralo. E se você não tem energia, garanto que pode ter todo o tempo do mundo que não será o bastante para fazer o que você quer e o que precisa ser feito. Se cuido da minha energia, sou capaz de agir muito mais concentração, amplio a produtividade e o melhor: tudo isso com maior bem-estar e sensação de integralidade.

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo falando sobre a real produtividade, em que destaquei que produtividade não é sinônimo de ser um fazedor de coisas, mas sim produzir algo. Ser produtivo é se colocar em movimento realizador, para aquilo que tem sentido e significado.

E somente com energia em alta é que você pode realizar de verdade. Dias atrás comecei minha manhã de um jeito totalmente atropelado. Mal consegui terminar meu café da manhã, o encanador chegou mais cedo que o previsto para resolver um problema em meu banheiro.

Daí já não tive a minha rotina de tomar meu café com calma, fazer exercício físico e estar em prontidão para me focar nas ações de trabalho que teria em seguida. Assim que o encanador foi embora, notei que eu estava totalmente perdida, com minha energia num turbilhão de confusão e uma danada dor nas costas. Na hora respirei fundo e ouvi meu corpo.

O que eu precisava antes de qualquer coisa era realinhar a minha energia. Primeiro, eu notei: “não estou alimentada, eu me sinto fraca”. Então, complementei meu café da manhã que tinha ficado pela metade.

Depois parei tudo e fui me alongar calmamente, estendi meu tapetinho de yoga no chão, coloquei uma música suave e me alonguei como meu corpo foi pedindo. Resultado? Ao final desses minutos preciosos, retomei meu foco com as energias renovadas e, de lambuja, ainda nasceram essas reflexões que compartilho com você. Essa experiência mostra que energia precisa ser gerada e gerida, que precisamos recarregar as baterias e cuidar para que nossa carga se mantenha de maneira equilibrada e saudável.

O que faço para gerir minha energia:

Observar como está o meu corpo e o meu humor. Algumas perguntas que me faço para investigar: percebo algum ponto de dor ou tensão? Estou ansiosa, com mau humor, sonolenta, sem ânimo, dispersa? Se alguma dessas respostas for positiva, é hora de mudar a vibração.

Coisas que faço para gerar energia:

Beber bastante água: noto claramente que meu rendimento aumenta quando me hidrato e noto claramente como fico pior quando não estou hidratada, chegando a sentir sintomas como dor de cabeça quando não ingiro a quantidade adequada para meu corpo.

Como anda seu nível de ingestão de água pura ao longo do dia? Observe como isso afeta o modo como você se sente.- Levantar de tempos em tempos e me movimentar. Pode ser uma sessão de alongamentos, espreguiçar, mexer, pular, enfim, dar espaço ao corpo.

Você fica longos períodos em pé ou sentado? Você oxigena seu corpo de tempos em tempos? A cada dia que passa (e a cada ano que meu corpo ganha experiência de vida) é mais fácil reparar o que funciona e o que não funciona para mim. É assim com você também? O que antes passava batido, hoje já vejo sinais claros de que não funciona. Por outro lado, alguns alimentos sinto que que potencializam a minha energia.

Resumindo, já sei que fico alerta sem agitação quando como alimentos verdes, bebo bastante água, ingiro proteínas leves, raízes e castanhas. E fico pouco alerta e/ou agitada quando como carboidratos simples como pães brancos, açúcar, alimentos gordurosos. O café que, para muitos, funciona como um meio de ficar atento, para mim tira completamente de foco, fico muito agitada e não consigo me concentrar para nada.*

 E você? Quais alimentos e substâncias lhe ajudam a ficar no eixo? E o que tira você do prumo?

Pra quem quer se aprofundar na relação entre alimentos e energia, recomendo o trabalho da coach de saúde, a Melissa Setubal. Ela compartilha muitas dicas boas nesse sentido. Procuro me cercar de elementos inspiradores, encorajadores e que ampliem a minha energia. Boas notícias, música que faça eu me sentir bem (tem momentos para música suave e momentos para empolgar mesmo), livros e conteúdos que me coloquem em contato com ideias novas e criatividade, aromas gostosos, companhias agradáveis e pra cima.

Como anda seu ambiente e como ele interfere na sua energia?

Como você pode fazer um pequeno ajuste hoje mesmo? Alternar entre momentos de total concentração no trabalho e pausas para a mente respirar. Podem ser 25minutos de concentração e 15 de pausa, como no Pomodoro Technique, às vezes aumento o período para 45 minutos. Mas nesses 15 minutos de pausa é importante sair desse campo, levantar, me alongar, desenhar, enfim, não adianta alternar trabalho com trabalho, senão a mente não respira e a gente fica drenado e sem inspiração.

Como andam seus períodos de foco e descanso?

Esse é um desafio para mim: definir um tempo para trabalhar e um tempo para descanso e lazer. Muitas vezes, por trabalhar em homeoffice e amar muito o que eu faço, as coisas se misturam e entram numa zona de indefinição. Então, se não vigio eu nem trabalho direito, nem me recarrego direito. Daí a energia vai embora mesmo.

Esse também é um desafio para você?

Como pode dar um pequeno passo hoje para ajustar essa balança? Parar de brigar comigo mesma, “sentir o que estou sentindo” e fazer o que for necessário para me acolher, me respeitar, me recarregar e assim, voltar com a energia renovada para manter a caminhada.

O que mudaria se você se oferecesse o que você precisa de verdade?

Uma coisa que aprendi e posso garantir: à medida que você cuida da sua energia (física, mental, emocional, espiritual) você ganha mais força e foco, além de ficar cada vez mais expert em reconhecer o que precisa em cada momento. Com atenção para se escutar, você se torna um especialista em autocuidado. Por onde sua energia está escoando? O que poderia começar a fazer para gerir sua energia, ou seja, para se perceber? O que poderia incluir em seu cotidiano para gerar energia?

Por Juliana Garcia / Fonte: Administradores.com *

* Conteúdo publicado originalmente no Julianaggarcia.com.br.

Juliana Garcia é Master Coach, psicodramatista, palestrante, escritora e facilitadora visual. Seu trabalho é apoiar as pessoas a viverem fazendo aquilo que amam, com foco em desenvolvimento pessoal e profissional: projeto de vida, mudanças profissionais, equilíbrio de papéis e prioridades, organização de ideias e consultoria de conteúdo. Realiza atendimentos e consultorias online. Site: www.julianaggarcia.com.br