Especialistas afirmam que otimizar o fim do dia pode refletir em melhor qualidade de vida profissional e pessoal.

Ter um ritmo bem definido ao longo da jornada diária de trabalho pode ser muito benéfico para melhorar o rendimento no escritório. Tão importante como começar bem o dia, é importante terminá-lo de maneira eficiente.

“Uma mesa organizada reflete a imagem de um profissional que sabe planejar suas atividades e tem um bom senso de organização”, afirma especialista em treinamento organizacional.

O cansaço e o estresse do dia a dia, assim como problemas externos, podem influenciar nesse momento crucial e causar consequências indesejáveis para o profissional. Autor do livro “You Can’t Be Serious! Putting Humor to Work” (“Você não pode estar falando sério! Colocando humor no trabalho”, em tradução livre), Michael Kerr destaca a importância de fechar bem o dia. “Isso pode definir o seu estado de espírito, pode afetar seus relacionamentos pessoais, seu nível geral de felicidade e o quão bem você pode dormir naquela noite”.

Portanto, por que não ter um roteiro contendo sugestões de profissionais do que fazer nos 10 minutos finais de trabalho? O iG separou 7 dicas e pediu a análise do especialista Luciano Soares, sócio-gerente da Select – consultoria em treinamento organizacional.

1 – Atualizar suas listas de afazeres

LC: “As tarefas não realizadas devem passar para o dia seguinte, em um ranking, começando pelas que têm mais prioridade, para que possam ser iniciadas nas primeiras horas do dia. Se algum prazo não foi cumprido com alguém ou algum departamento, é importante contatar o responsável, justificando e negociando novo prazo.”

2 – Organizar a mesa e área de trabalho do computador

LC: “Retirar o que não é necessário e arrumar os documentos por afinidade, sempre separando com clips ou pastas, e se possível identificando cada um com post it. Uma mesa organizada reflete a imagem de um profissional que sabe  planejar suas atividades e tem um bom senso de organização.”

3 – Usar o momento para refletir sobre o dia (resultados)

LC: “Cabe uma reflexão sobre a produtividade e os objetivos alcançados. Da mesma forma, vale repensar as causas de não ter terminado todas as tarefas planejadas: não superestimar sua capacidade e nem subestimar as horas de trabalho e as possíveis interrupções ou assuntos emergenciais. Seja ponderado ao definir as metas diárias e administre o tempo que irá gastar em cada atividade, isso pode ajudar a elaborar uma boa agenda.”

4 – Determinar os objetivos primários para o dia seguinte

LC: “Sempre planeje o dia seguinte, veja se há reuniões, atividades externas, visitantes e organize suas tarefas priorizando as mais importantes. Atente aos prazos para entrega e antecipe-se:  não deixe para o último dia, pois podem ocorrer imprevistos.”

5 – Sair sem deixar pendências

LC: “Evite deixar assuntos pendentes. Caso não seja possível, encaminhe mensagens aos colegas ou departamentos e oriente o status de cada tarefa pendente, para que estes possam ter conhecimento do prazo de sua finalização.”

6 – Se despedir dos colegas

LC: “Para garantir um ambiente harmonioso é importante despedir-se da equipe, desejando um bom final de dia ou bom descanso.”

7 – Realmente ir embora (não postergar a saída)

LC: “Procure ter um horário regular de saída. É importante chegar na hora, da mesma forma que é sadio ter um horário de saída. Seja mais produtivo nas primeiras horas do dia, não deixando atividades acumuladas para o final do dia que comprometam o seu horário, saiba a hora de parar e não postergue sua saída.”

Por Luis Philipe Souza / Fonte: iG São Paulo

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários