O estilo de liderança está muito ligado ao modo de vida do profissional. Perfis mostram as características e os cuidados a serem tomados.

Pessoas que não conseguem identificar com facilidade suas qualidades, defeitos, sonhos e aspirações têm maior dificuldade de ser tornarem líderes. O líder que se autoconhece e sabe qual é o seu tipo de liderança é melhor sucedido tanto na vida profissional quanto pessoal.

Segundo Andreia Rego, que trabalha com coaching e psicanálise, saber detalhadamente o perfil do líder é primordial para uma vida harmônica, direcionando cada vez mais o pessoal e o profissional para o equilíbrio e a satisfação. “O estilo da liderança é muito importante, pois indica quais são as atitudes e maneira de ser de cada pessoa. O estilo de liderança está muito ligado ao modo de vida do profissional”, diz.

Andreia diz que a estrutura pessoal envolve-se com a esfera de trabalho, onde seu empenho será desenvolvido de acordo com o ambiente, cargo, cobranças, agilidade nas entregas, qualidade de serviço, etc. “Um líder de sucesso, de modo geral, é aquele que flexibiliza pessoas e processo, põe em foco seus colaboradores, aprende com rapidez, gerencia o ambiente de mudança, tem iniciativa própria e tem alto desempenho”, afirma.

A coach mapeou perfis comportamentais e talentos dos líderes. Com isso, ela afirma que é possível trabalhar com o diagnóstico para ajudar o profissional a investir no autoconhecimento e construir um plano individual de desenvolvimento.

Veja abaixo e saiba identificar se você que é chefe se encaixa em algum deles ou se você que é funcionário tem o chefe com algumas dessas características:

O Dirigente: líder tem um comportamento altamente dominante. Geralmente, é um líder exigente. Muito presente, é demarcador à sua posição e leva a equipe à ação. A dominância alta remete a um estilo direto de gerenciamento, no qual lida facilmente com situações estressantes, toma decisões rápidas, não tem medo de errar. Contudo, com o foco em resultados, tem dificuldades para ouvir sua equipe e respeitar regras.

O Persuasivo: líder demonstra alta influência e prefere criar uma atmosfera amigável e aberta com seus parceiros. A influência alta remete a gostar de desenvolver relacionamentos interpessoais fortes. Esse líder confia na sua habilidade de ‘vender’ ideias, sendo receptivo para ouvir novas sugestões. Mesmo tendo um perfil assertivo, valoriza o trabalho em equipe. Toma decisões rápidas e gosta de estar envolvido em todos os assuntos. Um dos alertas desse perfil é a impaciência para lidar com detalhes e minúcias.

O Apoiador: é um estilo de liderança baseado na alta estabilidade, onde tende a se ver prestando um serviço para os integrantes da equipe, mais que orientando. A estabilidade alta oferece apoio quando necessário e espera receber o mesmo apoio dos colaboradores. É calmo, tranquilo, cordial com as pessoas, hábil para dar instruções, sendo seu foco mais direcionado para pessoas. Gosta de atuar em ambientes estruturados e organizados, onde se sente seguro. Suas decisões levam mais tempo, pois são ponderadas. Um dos pontos a se cuidar é o fato de não lidar muito bem com mudanças bruscas e riscos.

O Criterioso: é o estilo de liderança com alta conformidade. Esse líder trabalha com planejamento e estrutura. A conformidade alta tenta impor autoridade por meio de normas e procedimentos. Seu estilo é baseado em bom senso e disciplina. Gosta de preparar trabalhos de alta qualidade. É detalhado e se aprofunda em análises. Um ponto a ser observado é o cuidado com rigidez em excesso, pois pode não aceitar outros tipos de argumentações.

Fonte: G1