Parar de pensar sobre a questão durante um tempo permite que suas memórias voltem a se proliferar na sua mente

Quando você se depara com um problema, a tendência é que você pense nele sem parar até encontrar uma solução, certo? Pois saiba que esta não é a melhor maneira de lidar com estas situações difíceis. Na verdade, para que você resolva estas questões de uma vez por todas rapidamente você deve recorrer às pausas produtivas, isto é, parar de pensar sobre o assunto por um tempo.

Estes intervalos são eficientes, porque sua mente tende a bloquear memórias quando você está refletindo sobre um problema, mesmo que elas possam te ajudar a solucioná-lo. Quando você faz uma pausa produtiva e começa a pensar sobre outras coisas, é como se o bloqueio fosse suspenso e suas ideias voltassem a circular normalmente. É por isso que as pessoas fazem constatações relevantes durante as situações mais comuns, como ao tomar banho.

É durante estas pausas que você começa a alterar a sua percepção do problema. Isso ocorre porque, ao mudar de foco, você passa a lidar com o assunto de modo mais abstrato em vez de analisá-lo através de uma descrição muito específica. Portanto, ao observar o obstáculo sob um novo ângulo, você aumenta as chances de ter ideias criativas que darão conta da sua situação.

Por fim, há outra vantagem caso você opte por adotar a pausa produtiva: você enxerga o mundo com outros olhos. Quando você precisa fazer alguma coisa, como tomar água, é comum que você perceba várias pessoas ao seu redor que estão bebendo alguma coisa, certo? Esta mesma relação também ocorre quando você tem um problema que precisa de uma solução inusitada. Assim, quando você estiver com uma situação complicada em mente e decidir caminhar na rua, você provavelmente reparará em cenas relacionadas ao seu problema que o farão refletir de outra maneira sobre ele.

Ou seja, adotando as pausas criativas, você não se desgastará quebrando a cabeça sobre o seu problema. Na verdade, você poderá chegar a uma conclusão mais certeira descansando.

Fonte: Universia Brasil