Ler um antigo diário ou escutar músicas tristes são gestos que trazem maior felicidade ao dia a dia.

Estamos sempre buscando maneiras de ficar cada vez mais feliz, não é? Isso porque a vida pode ser muito mais legal quando somos capazes de encarar as coisas com leveza e gratidão. Pensando nisso, o Fast Company publicou uma lista com algumas maneiras simples de pegar o caminho da felicidade.  Todos os gestos listados têm algum tipo de embasamento científico.

Aqui estão 5 maneiras de ser ainda mais feliz e que você pode começar ainda hoje.

Faça atividades culturais

Está precisando impulsionar a alegria? Tente assistir algum jogo ou visitar um museu.

Um estudo, que coletou dados de atividades, humor e saúde de 50 mil adultos na Noruega, descobriu que pessoas que participam de atividades culturais apresentam um nível de felicidade mais alto e níveis de ansiedade e depressão mais baixos.

Comece um diário. A releitura traz mais alegria.

Para aprender a encontrar mais gratidão e alegria todos os dias, tente manter uma diário. E releia-o de tempos em tempos. O simples fato de escrever o seu dia a dia, é uma maneira de ultrapassar um pouco a linha da felicidade. Descrever suas atividades pode ser, inesperadamente, algo prazeroso.

Converse com “estranhos”

Você tem o hábito de conversar com os caixas que te atendem nas lojas? Bom para sua saúde! Cientistas de comportamento deram a um grupo de Chicago um ficha de R$ 15 para trocarem por algo no Starbucks, metade do grupo deveria conversar com os atendentes e a outra metade não podia conversar com ninguém.

Aqueles que iniciaram um diálogo relataram uma experiência mais positiva do que quem se manteve quieto – que por sinal se sentiram mais solitários. A conclusão do estudo é de que se conectar com pessoas ajuda em sua felicidade.

Mas tenha conversas significativas também

Enquanto pequenos diálogos possam ser positivos, conversas substanciais podem elevar o seu nível de felicidade a outros patamares. Um estudo realizado com 80 pessoas, descobriu que o sentimento de bem-estar está associado a passar menos tempo sozinho e mais tempo conversando com as pessoas. Mas, os pesquisadores chegaram a conclusão de que essa sentimento positivo é ainda maior quando as conversas são longas e interessantes.

Escute músicas tristes

Como músicas tristes pode nos deixar felizes? Essa foi a pergunta que pesquisadores procuraram responder em um estudo envolvendo mais de 700 pessoas ao redor do mundo. Os cientistas descobriram que “escutar músicas tristes pode trazer benefícios emocionais e regular sentimentos negativos”.

Fonte: Época Negócios