MAIS UM PASSO NA EVOLUÇÃO DA MANEIRA DE BUSCAR EMPREGO

por Marcelo Abrileri

Venho estudando as formas de buscar emprego há mais de 11 anos, procurando compreender todas elas com o objetivo contínuo de oferecer aos usuários da Curriculum a maneira mais rápida, prática, econômica e eficaz de encontrar um emprego.

Esta busca me trouxe a um novo desenvolvimento, mas antes de falar dele, gostaria de contar uma breve história sobre como o jeito de buscar emprego vem evoluindo desde tempos remotos até os dias de hoje.

Processo inicial

Inicialmente, as empresas buscavam candidatos anunciando esta necessidade, e os primeiros anúncios de vagas eram feitos nos portões das próprias fábricas.

Os candidatos apresentavam-se nestes locais, invariavelmente enfrentavam uma longa fila e, após horas de espera, nem sempre conseguiam o tão desejado emprego.


Processo tradicional

Com o tempo, os anúncios das vagas continuaram existindo, mas mudaram de lugar:  dos portões das fábricas passaram aos jornais, uma mídia muito mais poderosa e abrangente, que atingia muito mais pessoas.

Foi provavelmente neste momento que nasceu o currículo impresso como nós o conhecemos. O candidato não precisava mais ir aos portões das empresas, mas enviava seu currículo impresso, que falava sobre seus objetivos e histórico profissional.

Por muito tempo, o jeito mais comum de buscar emprego foi este: comprar o jornal aos domingos, selecionar os anúncios de vagas mais pertinentes e, logo no início da semana, enviar dezenas de currículos para estas vagas. Muitos de nós já fizemos isso algum dia. Uma vez chamado para uma entrevista, o próximo passo era ir à empresa, pessoalmente.


Chegada da Internet

Com a chegada da Internet, o anúncio da vaga mudou de lugar mais uma vez e foi parar na web, em sites que eram nada mais que classificados online, e os currículos passaram a ser enviados por email. Para o candidato, parte do processo continuou igual, ou seja, primeiramente era necessário elaborar um currículo para posteriormente distribuí-lo e divulgá-lo ao máximo. Já para as empresas, todos os sites de empregos que surgiam se baseavam no mesmo princípio: divulgar o anúncio da vaga.


Novo Processo da Curriculum

Foi observando a repetição deste processo que enxerguei uma forma totalmente diferente de tratar a recolocação profissional – ou de encontrar candidatos, se pensarmos do ponto de vista de uma empresa – e propus esta nova forma através da Curriculum. A partir daqui falo da maneira como a Curriculum contribuiu para a evolução do modo de buscar empregos.

A proposta da Curriculum é criar e manter uma gigantesca e bem organizada base de currículos de profissionais, de todas as idades, formações, localidades, profissões, empregados e desempregados, para que as empresas possam sempre buscar seus candidatos quando precisarem preencher uma vaga.

No momento em que escrevo este artigo, a Curriculum conta com mais de 5,2 milhões de candidatos e mais de 87 mil empresas, sendo que muitas destas já não anunciam mais as suas vagas, pois encontram seus candidatos nesta imensa base de currículos.

O processo que a Curriculum propõe elimina a necessidade de as empresas anunciarem a vaga, e isso é uma grande vantagem para elas, pois não precisam esperar que o mercado de candidatos tome conhecimento da sua necessidade, já que têm à sua disposição milhões de currículos com candidatos de todos os perfis, e, através de uma simples pesquisa, encontra inúmeros candidatos com o perfil desejado, em minutos. Esta nova maneira elimina toda a fase de recrutamento, que é a parte mais operacional, demorada e custosa do processo (anúncio de vagas, recebimento de currículos e triagem) e permite que a empresa prossiga diretamente para a fase de seleção, que é mais estratégica e nobre.

No processo da Curriculum, o candidato está sempre concorrendo a processos seletivos, mesmo não se candidatando a eles, pois toda vez que uma empresa busca profissionais com o seu perfil, ele poderá ser encontrado e chamado para uma entrevista. No novo processo que a Curriculum oferece, o emprego vai atrás do candidato.


Novo Serviço: Meu Currículo Online

Hoje, em meio a tantas transformações tecnológicas, começamos a enxergar novas possibilidades para o profissional buscar seu novo emprego.

Percebi que nos dias de hoje, nesta época de Web 2.0, o profissional poderia se aproveitar de toda esta avalanche de comunicação e ter uma nova forma para divulgar seu currículo. Entendi que o ideal seria:

  • Ter um endereço de Internet que fosse fácil de ser memorizado e de uso exclusivo do profissional;
  • Ter uma forma de expor o currículo, como se fosse um currículo impresso e que fosse totalmente dedicada a este propósito, livre de qualquer sistema ou de qualquer publicidade online.

Com este dois princípios em mente, criei o Meu Currículo Online, o mais novo serviço da Curriculum, que vem somar a todos os serviços já existentes.

Meu Currículo Online não substitui nenhum dos serviços anteriores, mas se soma a estes, como mais uma forma de divulgação da principal peça de marketing de quem busca um emprego: o currículo.

É a forma ideal e profissional de divulgar seu currículo na web, pois oferece um conjunto de vantagens:

  • Funciona totalmente fora de qualquer sistema, ou seja, as empresas não precisam fazer login em sistema algum para ver o currículo do candidato;
  • Não contém nenhuma publicidade online como banners, que retiram a atenção do selecionador num momento tão importante;
  • Propicia foco e atenção exclusivos no currículo para quem o lê, por isso não o colocamos dentro de nenhum framework, que poderia distrair o leitor ou selecionador, e nem mesmo ao lado de outros currículos similares;
  • Leva em consideração as melhores práticas de formatação de layout e estruturação do currículo, sendo exibido no formato tradicional, como se fosse um modelo impresso;
  • Permite ser indexado por sites de buscas como o Google, Yahoo! e Bing, dentre outros;
  • Oferece um excelente domínio para divulgação profissional, e o mais relevante para os sites de busca na hora em que as empresas pesquisarem currículos, além de ser também o domínio mais fácil de lembrar para quem contrata: curriculo.com.br.

Por tudo isso, o Meu Currículo Online é a forma mais eficaz e profissional de divulgar o currículo na Internet.

Com ele,  o profissional tem total liberdade de utilizá-lo em conjunto com suas próprias estratégias de marketing pessoal, aproveitando toda a força que a Web 2.0 oferece, divulgando-o tanto nas redes sociais como nas mídias tradicionais que melhor se encaixarem com a área profissional pretendida.

Este serviço está disponível no endereço http://curriculo.com.br/voce.

A ideia é bem óbvia e o serviço bastante simples, mas é algo que até agora ninguém havia feito e que se apresenta como a maneira mais eficaz e profissional de divulgar currículos numa época com tantas  formas de comunicação.

Finalizando, além do Meu Currículo Online, a Curriculum.com.br oferece aos candidatos a plataforma mais completa de serviços para recolocação profissional:

1) Anúncio de Vagas – Através do método inicial e ainda tradicional da Internet, sendo o site que contém o maior número de vagas anunciadas do mercado;

2) Vitrine de Candidatos – Com o seu método inovador  em que a empresa vai atrás do candidato, tendo se tornado a maior base de candidatos do Brasil, oferece aos seus usuários o único sistema que trabalha 24 horas por dia por eles;

3)    E agora com o Meu Currículo Online, a melhor forma para divulgar o currículo em tempos de Web 2.0.