A entrevista geralmente é o momento em que as pessoas percebem de maneira mais concreta que realmente estão participando de um processo seletivo. Porém, antes de chegar à entrevista, você provavelmente é contatado de maneira não presencial, isto é, a distância. Seja por e-mail, telefone ou até mesmo convites e entrevistas virtuais, como acontece aqui no site, nesta etapa não presencial você já está sendo avaliado pela empresa, e todas as suas ações neste momento também já contam. É importante se preparar para se comportar corretamente nesta etapa e evitar perder boas oportunidades.

Contatos no e-mail pessoal

Se você está cadastrado aqui no site, ou mesmo em qualquer outro lugar onde esteja se candidatando a vagas de emprego, fique atento ao seu e-mail: as empresas podem elegê-lo como a primeira forma de contato.

As pessoas ultimamente estão priorizando muito as redes sociais em vez dos próprios e-mails para consultar o recebimento de contatos ou mensagens. Mas se você divulgou seu currículo no mercado e certamente incluiu seu e-mail como forma possível de contato, esteja sempre atento às novas mensagens em sua caixa de entrada. Estabeleça uma rotina para consultá-la logo pela manhã, uma vez no começo da tarde e uma última ao final do dia.

Recebeu um contato? Responda o quanto antes. Pesquise o que puder sobre a empresa antes de responder para conhecer um pouco da cultura dela e, assim, ter uma noção melhor sobre como se dirigir à empresa.

Os selecionadores provavelmente podem ter enviado solicitações de contatos, convites para processos seletivos e entrevistas virtuais a muitos outros candidatos. Se você conseguir ser um dos primeiros a responder às solicitações das empresas em tempo hábil e de maneira consistente, certamente terá mais chances do que os candidatos que demorarem mais para reagir ao contato das empresas.

Contatos por WhatsApp e outros

Eventualmente as empresas podem tentar localizar você por WhatsApp, Skype e outros tipos de aplicativos de mensagens instantâneas. Aqui no site, também, oferecemos às empresas a possibilidade de entrar em contato com você por meio de um chat em nosso próprio sistema. Portanto, se você tem um currículo cadastrado aqui, fique atento aos alertas de solicitação de chat. Se você tem um smartphone, recomendamos que instale o Curriculum App para receber em tempo real notificações sobre empresas que desejam conversar com você. Este é um aplicativo gratuito integrado à plataforma tecnológica que mantém o site.

Para gerenciar mensagens instantâneas e poder fornecer respostas rápidas, é essencial, portanto, manter aplicativos instalados no smartphone. Da mesma forma, as empresas valorizam candidatos capazes de fornecer respostas e feedbacks rapidamente por estes meios.

Convites para participar de processos

Nos meios que já mencionamos aqui, você poderá receber convites para entrevistas. Em sistemas como nosso site, você também poderá receber convites para o processo não presencial. Por exemplo, pode ser que você não tenha se candidatado a nenhuma vaga do site, mas mesmo assim uma empresa envia a você um convite para participar do processo seletivo. Como isso aconteceu?

O motivo é que, em nosso site, as empresas fazem buscas de currículos, muitas vezes sem sequer anunciar uma vaga, e na busca encontram os currículos que ela precisava para iniciar seus processos. Mas estes candidatos não sabem que estão sendo incluídos no processo, portanto a empresa pode enviar convites para descobrir se eles estão realmente interessados na oportunidade. Clicando num simples SIM ou NÃO no convite que receber por e-mail, você confirma sua inclusão ou não no processo.

Entrevistas virtuais

Ainda aqui no site, a empresa poderá incluir o candidato numa nova etapa não presencial: uma entrevista virtual. Nessa entrevista, a empresa procurará avaliar itens como conhecimentos dos candidatos e o que eles pensam sobre determinados assuntos, além de questões básicas sobre o perfil.

Novamente, candidatos que fornecem respostas rápidas e consistentes acabam tendo vantagens competitivas naturalmente.  É claro, suas respostas precisam estar de acordo com o que a empresa espera dos candidatos para que você seja escolhido para as próximas etapas, sejam conhecimentos, seus posicionamentos em relação aos temas propostos e se as suas características básicas de perfil estão de acordo com o perfil da vaga.

Contatos por telefone

Os primeiros contatos telefônicos são críticos. Imagine uma empresa que selecionou dezenas de candidatos e está fazendo ligações com cada um deles por telefone. É algo bastante trabalhoso e geralmente para ser feito em pouco tempo.

Daí perguntamos: se a empresa não consegue falar com um candidato no telefone que ele mesmo forneceu no currículo, o que ela faz? Ela não hesitará em seguir adiante e passar para o próximo candidato. É possível que ela só faça novas tentativas de contato com você caso não encontre um número suficiente de bons candidatos nas próximas ligações.

Portanto, mais uma vez, quem está buscando emprego deve ficar alerta às ligações que chegam aos telefones divulgados no currículo.

Se você percebe que está recebendo uma ligação deste tipo e se encontra num ambiente com muitos ruídos, procure rapidamente um lugar mais tranquilo para atender a estas ligações. Tente manter a conversa e solucionar o problema, pois uma tentativa de contato mais tarde está sujeita a “acidentes”, como por exemplo, você não conseguir mais falar com a pessoa que ligou. Mas, se não tiver outro jeito, explique rapidamente que no momento há muitos ruídos ao seu redor e pergunte à empresa se você pode retornar a ligação mais tarde. Anote número e o nome da pessoa com quem você está falando, além do nome da empresa, se a pessoa puder passar esta informação neste momento. E tente retornar a ligação o mais rápido possível.

Ok, já estou pronto para tudo isso. E agora?

Não importa o meio que os selecionadores ou contratantes utilizarem para fazer os primeiros contatos a distância com você, eles já estão selecionando aqueles que participarão das entrevistas e etapas presenciais.

Mas o que está em andamento nesta etapa ainda não é uma seleção detalhada. É apenas uma verificação se o candidato preenche requisitos básicos que confirmem se é interessante chamá-lo para a entrevista. Estes requisitos podem incluir desde a facilidade de locomoção do candidato ao local de trabalho até a verificação sobre o grau de conhecimento dele em determinados assuntos.

Enquanto entrevistas virtuais poderão chegar a um certo nível de detalhamento sobre conhecimentos e habilidades, uma pré-seleção por telefone tende a ser menos detalhada, mais objetiva. Lembre-se: por telefone, o selecionador provavelmente falará não só com você, mas com vários outros candidatos. E ele pode até mesmo ser a própria pessoa que tem a palavra final na hora de contratar. Não desperdice o tempo dele com informações desnecessariamente detalhadas! Mas também não se limite a responder às perguntas: prepare-se também para perguntar sobre temas cujas respostas confirmem se você realmente deseja continuar no processo seletivo. E lembre-se: quanto mais restrições você impuser, menos oportunidades você poderá considerar como um futuro emprego.

Procure reagir a cada tipo de contato apropriadamente, identificando quando o selecionador está exigindo maior detalhamento e quando ele precisa apenas de respostas mais objetivas.

Sabendo atender a estes contatos não presenciais, você evita a perda de oportunidades que estão batendo à porta. Evite desperdiçá-las. Oportunidades para entrevistas são sempre bem-vindas.

Este artigo é parte integrante do novo Manual da Recolocação Profissional, produzido pela Curriculum.com.br.
Novos artigos são publicados toda semana, até que o conteúdo integral do Manual esteja inteiramente publicado.

Acesse aqui mais artigos do Manual.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
16

Comentários

comentários