É sempre mais confortável buscar emprego enquanto se está empregado. Só que nem sempre é assim que as coisas acontecem. Mas se você está sem emprego, temos uma boa notícia: a maioria das pessoas já passou por isso e no final conseguiu um emprego.

Então, o primeiro passo é colocar a cabeça no lugar e ter consciência de que procurar emprego é um processo pelo qual todo mundo passa ou já passou um dia.

Veja os primeiros passos que sugerimos para antes de você começar sua busca pelo novo emprego. Mesmo que muitos possam pareçam óbvios, te ajudarão muito a vencer os desafios.

Coloque a cabeça no lugar!

Se praticamente TODO MUNDO já passou por isso alguma vez na vida, buscar emprego não deve ser um bicho de sete cabeças! E não é mesmo! Portanto, a primeira coisa a fazer é procurar pensar e agir sempre racionalmente e positivamente, o que leva às próximas dicas.

Fuja da acomodação e faça atividades físicas

Cuidado com a acomodação física que acontece com muita gente que está sem emprego. Acordar tarde e não praticar nenhuma atividade física pode atrapalhar na disposição que você precisa para os desafios que vêm à frente. Einstein disse uma vez que a vida é como andar de bicicleta: para ter equilíbrio você tem que se manter em movimento!

Então, procure fazer caminhadas ou alguma atividade física de sua preferência. Mantenha seu corpo em movimento. Trinta minutinhos por dia ou a cada dois dias já ajudam muito e não consomem muito seu precioso tempo.

Tenha uma boa alimentação

Prefira alimentos mais saudáveis, menos gordurosos. Quem sabe não é uma ótima hora para perder aquele peso em excesso, ou simplesmente se alimentar melhor se o seu peso já estava controlado. Fuja dos excessos.

Cultive pensamentos positivos

Acredite: é natural que o momento possa envolver emoções negativas. O melhor a fazer é controlar a ansiedade e evitar tais emoções. Sim, é fácil falar, mas como fazer?

Comece se concentrando em todas as coisas boas que você já fez como profissional, e como já superou muitos desafios na vida. Este é somente mais um desafio! Nenhum de nós é perfeito, mas com certeza, todos podemos encontrar vários motivos para nos orgulhar daquilo que fazemos. Você também! Use sua experiência de vida para superar as emoções negativas e manter sua autoestima lá em cima!

Por outro lado, busque sempre novos aprendizados na sua área. Informe-se, leia artigos sobre sua área, busque atualização em pontos que você acredita que pode trabalhar melhor.

Você pode escolher dois jeitos de ver as coisas: entender que o copo está “meio cheio” ou que está “meio vazio”.

Acredite: ver o copo meio cheio é sempre a atitude preferida por quem contrata ou seleciona candidatos para um emprego.

Lidando com a família

Alguns profissionais acreditam que omitir o fato do desemprego aos seus filhos é o mesmo que protegê-los da situação que um dia eles também poderão enfrentar. Mas lembre-se: todo mundo já passou por isso alguma vez ou vai passar por isso. Simplesmente é um fato que pode fazer parte da vida de qualquer profissional.

Não se iluda: esse tipo de omissão é prejudicial para todos. Seus filhos poderão não entender as economias que terão que ser feitas. Momentos como esse são justamente os mais apropriados para transmitir valores e senso de responsabilidade aos filhos. No futuro, eles poderão se confrontar com situações semelhantes. Portanto, aproveite e permita a eles, desde já, que observem a forma sábia com que você lida com isso.

Lembre-se de que o desemprego é algo que pode acontecer com qualquer profissional, mesmo levando em conta sua boa atuação. Não se sinta diminuído diante de seus filhos. A maior capacidade está em resolver problemas, pois estes não avisam antes de surgir e não acontecem apenas com alguns, mas com todos.

Este artigo é parte integrante do novo Manual da Recolocação Profissional, produzido pela Curriculum.com.br.
Novos artigos são publicados toda semana, até que o conteúdo integral do Manual esteja inteiramente publicado.

Acesse aqui mais artigos do Manual.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
3

Comentários

comentários