Curriculo e objetos sobre a mesa, óculos, notebook e papeis

Uma das etapas da procura por um novo emprego envolve a produção de material para divulgar seu produto principal: você mesmo! Este é o momento em que você trabalha como se fosse uma agência publicitária, criando material para divulgar uma boa imagem do seu produto, com o objetivo de convencer os compradores (pessoas do seu networking, selecionadores, entrevistadores e pessoas com poder de decisão nas contratações) de que seu produto atende bem às necessidades do cliente (a empresa que poderá contratá-lo).

Em artigo anterior aqui no Manual da Recolocação, já orientamos você a reunir todas as informações sobre sua carreira para antes de você produzir estes materiais. Você não utilizará todas elas, mas selecionará as principais, que falem bem de seu produto e que sejam úteis para os seus atuais objetivos profissionais.

Neste artigo, vamos resumir cada material de divulgação que você precisará preparar para se divulgar às empresas e ao seu networking. Cada um destes materiais merecerá muitos posts dedicados inteiramente a eles no nosso Manual da Recolocação Profissional.

Currículo

O que é

É o mais “óbvio” dos materiais de divulgação, o primeiro em que todo mundo pensa na hora de buscar emprego. É um resumo sobre seu histórico profissional, que mostra basicamente em que cargo e área você deseja trabalhar atualmente – seu objetivo profissional – sua formação, cursos e suas mais importantes qualificações e realizações, que demonstrem da melhor maneira possível que você está plenamente apto para trabalhar no cargo que ele pretende.

Para que serve

A finalidade básica é despertar o interesse de um selecionador para uma entrevista com você. Simples assim! Ninguém consegue emprego somente com um currículo, mas consegue atrair o interesse de alguém que está selecionando pessoas para uma vaga, para aí participar de um processo presencial. Portanto, o conteúdo do currículo deve ser interessante para estas pessoas, a ponto de sentirem a necessidade de conversar com você antes de decidir qual profissional preencherá a vaga.

Quando você irá utilizar

– Para responder a anúncios de vagas, seja na Internet, em sites de empregos como a Curriculum.com.br, seja em jornais impressos ou outros meios;

– Para divulgar seu perfil na Internet, por exemplo, em páginas pessoais e redes sociais;

– Para distribuir às pessoas de sua rede de contatos quando necessário, sempre com o objetivo de fazer com que ele chegue a pessoas com poder de decisão na contratação de profissionais como você;

– Eventualmente para levar com você a processos seletivos presenciais, pois a empresa pode solicitar um currículo atualizado, e você deve estar preparado. Jamais seja pego de surpresa! Além disso, você pode personalizar este currículo especialmente para aquela vaga, destacando os pontos fortes de sua carreira que melhor atendam às necessidades daquela vaga ou empresa em questão.

Carta de apresentação

O que é

É uma carta que apresenta seu perfil profissional em resumo, contendo os pontos sobre o seu perfil, destinada preferencialmente de maneira mais personalizada possível para uma pessoa em uma determinada empresa que você ainda não conhece pessoalmente, mas que você identificou como um possível contratante, isto é, alguém que tem poder de decisão ou influência naquela empresa para contratar profissionais com o seu perfil.

Para que serve

– Para prospectar oportunidades em empresas de seu interesse, mesmo que ainda não tenham uma vaga anunciada com o seu perfil;

– Para despertar o interesse de pessoas com poder de contratação sobre o seu perfil, especialmente aquelas a quem você chegou a partir de sua rede de contatos;

– Para converter o interesse dessas pessoas, por exemplo, em possíveis encontros, almoços ou reuniões para troca de informações e, quem sabe, falar sobre oportunidades de emprego para você.

Quando você irá utilizar

– Quando tiver informações mais específicas sobre como você pode ser especialmente útil a uma empresa e puder utilizar essa informação na carta para atrair o interesse do destinatário;

– Quando você identificar pessoas com poder de contratação numa empresa de seu interesse, de preferência a partir de seu próprio networking, e desejar estabelecer um contato com elas.

Características especiais da carta

Assim como o currículo, a carta de apresentação merece artigos inteiros à parte aqui no nosso Manual da Recolocação. Mas, em resumo, a carta de apresentação ideal contém os seguintes itens:

– Breve apresentação sobre você e seu perfil profissional (breve mesmo!);

– Alguma informação relacionada à sua própria área profissional que seja relevante para o negócio da empresa à qual você dirige a carta, que possa estimular o destinatário a querer conversar com você;

– Sua disponibilidade para um contato mais pessoal.

A carta de apresentação envolve bastante trabalho: networking para se chegar às pessoas com quem você quer falar, pesquisas sobre a empresa, seus negócios, cultura organizacional, necessidades atuais e desafios, sobre a pessoa com poder de contratação (nome, cargo e qual a esfera de influência da pessoa nas contratações) e especialmente sobre o que a empresa espera de candidatos.

Apresentação pessoal

O que é

É a sua primeira comunicação ao se apresentar pessoalmente às pessoas de sua rede de contatos ou pessoas que você conhecer ao longo do processo e que possam te levar a oportunidades ou novos contatos.  É um discurso de no máximo X segundos, que você precisará ter, na ponta da língua, sobre quem é você e o que você faz de melhor. Você precisará treinar este discurso sem decorá-lo, até soar com naturalidade.

Para que serve

– Para comunicar de maneira clara e correta seu perfil profissional, suas principais qualidades e interesses profissionais, sem tomar tempo demais de seus ouvintes;

– Para causar uma excelente primeira boa impressão a quem você se apresentar.

Quando você irá utilizar

– Em seus primeiros contatos com pessoas que você tem interesse em adicionar ao seu networking.

Como já dissemos, assim como o currículo e a carta de apresentação, sua apresentação pessoal merecerá artigos à parte em nosso manual.

Até os próximos artigos!

Este artigo é parte integrante do novo Manual da Recolocação Profissional, produzido pela Curriculum.com.br.
Novos artigos são publicados toda semana, até que o conteúdo integral do Manual esteja inteiramente publicado.

Acesse aqui mais artigos do Manual.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
12

Comentários

comentários