Você já deve saber que cadastrar seu currículo aqui no site é gratuito. Você não paga nada para cadastrar e manter seu currículo, nem para enviá-lo às vagas do site. E não há tempo determinado para permanecer gratuitamente no site.

Porém, é importante você saber que, sim, você pode optar por investir em algumas ferramentas do site. Uma delas, por exemplo, deixa seu currículo em posições mais visíveis para as empresas no site nas buscas e nas vagas às quais você se candidatar.

Agora, se você prefere manter seu currículo gratuitamente no site, você também pode melhorar a posição dele. Você sabia disso?

Por isso, criamos este artigo no Manual da Recolocação especialmente para aqueles que desejam ficar mais visíveis no site. Entenda melhor como seu currículo é exibido no site:

Como as empresas chegam ao seu currículo no site?

Existem basicamente duas maneiras de uma empresa chegar ao seu currículo no site:

1- Quando você envia seu currículo a uma vaga da empresa

Neste caso, é importante você acompanhar as vagas do site e se candidatar àquelas que sejam compatíveis com o seu perfil. Para isso, o site oferece a você a possibilidade de configurar alertas para receber novas vagas de seu interesse em seu e-mail.

2- Quando elas buscam candidatos diretamente no site e encontram seu currículo

Neste caso, você deve ter certos cuidados com o seu currículo, como preencher corretamente as informações que as empresas mais utilizam para buscar candidatos. Por exemplo, os cargos em que você deseja trabalhar (Objetivos Profissionais) e sua localidade (Dados de contato). Se a empresa buscar candidatos por um cargo que você cadastrou no currículo e incluir apenas profissionais da mesma localidade que você, certamente seu currículo participará dos resultados dessa busca.

Em ambos os casos, a empresa verá os currículos numa lista, seja esta a lista de currículos recebidos numa vaga ou a lista com os currículos dos resultados das buscas que a empresa fez. E é aí que vem o “segredo”: quanto mais perto do topo dessa lista seu currículo estiver, maiores são as chances de você ser visto pelas empresas. E isso é fundamental para que você tenha chances de ser chamado.

Como deixar o currículo mais visível para as empresas?

Existem basicamente duas maneiras:

  • Preencher o currículo ao máximo e mantê-lo sempre atualizado

Currículos mais bem preenchidos e atualizados ficam à frente dos currículos menos preenchidos e com data de atualização mais antiga. Assim, se você pretende manter seu currículo gratuitamente no site, esta é a forma recomendada para aumentar suas chances de ser visto pelas empresas.

  • Adquirir Destaque para o currículo

A ferramenta de Destaque coloca o currículo sempre nas primeiras posições nas buscas e vagas. Essa ferramenta é bastante recomendada para quem tem muitos concorrentes no site e quer investir para ficar à frente deles e aumentar as chances de ser visto pelas empresas.

É importante você saber que as empresas geralmente encontram os currículos que precisam logo dentre os primeiros currículos da lista. Por isso é tão importante estar no topo.

Veja como os currículos aparecem para as empresas:

lista_curriculos

 

bullet_1_list Destaque
A chamada para o seu currículo fica mais visível, com destaque visual diferenciado. Além disso, ele permanece acessível no topo de todas as páginas do resultado das buscas e das listagens de currículos nas vagas.
bullet_2_list Demais posições
Profissionais sem as ferramentas pagas de Destaque aparecem nas listas de acordo com a regra geral de exibição: preenchimento e atualização do currículo.

Agora que você já sabe como seu currículo é exibido, mantenha-o sempre bem preenchido atualizado. Se tiver interesse no Destaque, saiba mais aqui.

Sucesso para você!

Este artigo é parte integrante do novo Manual da Recolocação Profissional, produzido pela Curriculum.com.br.
Novos artigos são publicados toda semana, até que o conteúdo integral do Manual esteja inteiramente publicado.

Acesse aqui mais artigos do Manual.