Essa provavelmente é a parte mais fácil na hora de fazer o currículo. Por isso mesmo, pode parecer óbvia para muitos, mas mesmo assim requer alguns cuidados que, em nossas experiências nestes anos todos, vendo milhares de currículos, nem sempre são tomados.

Incluindo seu nome

Antigamente, os profissionais iniciavam o currículo com o título “Curriculum Vitae”. Hoje em dia você não precisa mais fazer isso. Basta colocar seu próprio nome como título, e já ficará muito claro que se trata de um currículo. No nome, utilize uma fonte 1 ou 2 pontos acima do que você utilizar no corpo do seu currículo. Mas não aumente muito: a maior fonte que utilizaremos no currículo será para você declarar seu Objetivo Profissional.

Dados pessoais e de contato

O restante do cabeçalho será composto por seus dados de contato (endereço completo, telefones, e-mail), além de outras informações pessoais (idade, estado civil, nacionalidade).

Revise estas informações com cuidado! Um telefone ou e-mail digitado incorretamente pode acabar impedindo o contato das empresas com você, e seu trabalho em enviar o currículo estará perdido.

Evite utilizar endereços de e-mail engraçados ou afetivos no currículo. Exemplos do tipo de coisa que não combina com currículo são “lindinha@…” ou “super-homem@…”. O melhor é criar um endereço de e-mail mais profissional para esta finalidade.

Seja cuidadoso com a escrita e respeite a ortografia oficial. Não despreze nem mesmo as regras mais simples como, por exemplo, a colocação de letras maiúsculas somente no início de frases e nomes próprios.

Quando possuir código de registro de sua profissão (CRM, CREA, CRP etc.), informe qual é o tipo, mas não inclua os números. Também não é necessário fazer referência direta a nenhum número de documento como RG, CPF, etc.

Veja o exemplo abaixo:

cabecalho_CV_1a
1 Cabeçalho
2 Objetivo Profissional

 Objetivo Profissional

Vamos considerar o objetivo profissional também neste artigo, pois é um dos pontos mais importantes do currículo, e sem dúvida um dos primeiros textos que é lido num currículo impresso, se não o primeiro.

No momento da triagem inicial, alguns selecionadores simplesmente descartam currículos que não tenham objetivo profissional, por não conseguir identificar rapidamente como classificar o currículo. O objetivo profissional os ajuda nisso.

Simplesmente mencione o cargo e a área que você pretende (por exemplo: Gerente Administrativo, Gerente Financeiro, Analista de Compras), em texto centralizado, com fonte dois pontos acima do tamanho que você utilizou para o seu nome no currículo. É a maior fonte utilizada no currículo.

Caso você esteja enviando um currículo impresso para uma vaga específica na empresa, inclua no objetivo profissional o cargo exato da vaga em questão, para que os selecionadores identifiquem exatamente a vaga à qual você está se candidatando.

Mas atenção: informe um cargo para o qual você já esteja realmente preparado! Já vimos alguns profissionais informando cargos de diretoria, quando ainda não chegaram a exercer funções sequer como gerentes. Quem faz isso acaba concorrendo com outros profissionais que já chegaram a postos gerenciais e também de diretoria. O resultado: se o currículo não demonstrar o preparo do candidato para a função e não estiver à altura dos demais candidatos num processo de seleção, a tendência é que os selecionadores o descartem do processo. Por isso, escolha um cargo realmente compatível com o seu momento de carreira. Se você está preparado para subir o próximo degrau, suba. Mas pense bem antes de tentar saltar degraus.

Ficando pronto seu cabeçalho, você já pode partir para a próxima etapa na elaboração do seu currículo, que é a construção de um resumo de qualificações, que mostre seus principais pontos fortes, aqueles que mostrem por que você é um bom candidato ao cargo que você menciona no objetivo profissional. Falaremos sobre isso em próximos posts aqui do Manual da Recolocação Profissional.

Até o próximo post!

Este artigo é parte integrante do novo Manual da Recolocação Profissional, produzido pela Curriculum.com.br.
Novos artigos são publicados toda semana, até que o conteúdo integral do Manual esteja inteiramente publicado.

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