Uma boa forma de começar a se diferenciar dos demais candidatos num processo seletivo é descrever em seu currículo seus principais focos de atuação e seus pontos mais altos já atingidos em sua carreira. Isso torna você único diante dos olhos dos selecionadores, pois desta forma, no mínimo, nenhuma experiência será “igual” à sua.

Dedicamos a primeira parte deste artigo ao resumo de qualificações no currículo e a segunda parte, em próxima publicação, às descrições de experiências nas empresas. Estes itens têm o objetivo de resumir o perfil do candidato por meio de seus pontos mais fortes, que mais possam destacá-lo dentre os demais profissionais que concorrem às mesmas vagas.

Resumo de qualificações

No currículo impresso, o resumo de qualificações ficará logo abaixo do cabeçalho e do objetivo profissional, na primeira página. Lembre-se de que seu currículo é um folheto promocional e tudo o que é de maior importância deverá aparecer em primeiro lugar.  Seu resumo poderá conter diversos temas, mas todos alistados por itens, e nunca num único parágrafo.

Uma sugestão de temas para o resumo de qualificações pode ser dividida em quatro tópicos, a seguir:

1- Experiência global

Trata-se da primeira frase do currículo, que apoia o objetivo profissional que você mencionou logo antes, resumindo os motivos pelos quais você está realmente preparado para assumir o cargo que mencionou no objetivo.

Como sugestão, esta frase pode conter seus anos de experiência, a área principal em que sua experiência foi desenvolvida, sobretudo aquela que seja mais relacionada ao objetivo profissional atual, e opcionalmente uma menção às empresas mais recentes e/ou de maior renome onde você desenvolveu suas experiências.

Exemplo:

Experiência de 10 anos, mais notadamente na área de Tecnologia da Informação, sendo os últimos 3 anos em cargos de liderança, desenvolvidos em empresas como Indústrias ABC do Brasil e XYZ Industrial.

Perceba que, para profissionais que estão em busca de continuidade de carreira na área em que já atuaram, o importante é que esta primeira frase esteja inteiramente alinhada com o objetivo profissional. Note que, no exemplo acima, o objetivo profissional provável do candidato é, por exemplo, “Gerente de Tecnologia da Informação” ou outros cargos similares de gestão, coordenação ou supervisão na área, pois a frase mencionou “liderança na área de Tecnologia”.

2- Pontos mais relevantes da atuação profissional

Aqui você deve mencionar as linhas gerais de sua atividade, os principais focos de atuação sob sua responsabilidade até o momento. Relembrando, para compor esta parte no currículo, você já deve ter feito aquele exercício para relembrar todos os pontos de sua carreira, como falamos em artigo anterior no nosso Manual da Recolocação Profissional. Se ainda não leu o artigo, leia aqui.

Tomando nosso exemplo acima, para o provável profissional de gestão em Tecnologia da Informação, ele poderia incluir algumas frases sobre as linhas gerais de sua atuação e responsabilidade.

Um exemplo:

Gestão de Segurança da Informação, criando e otimizando processos para a manutenção da disponibilidade da informação na infraestrutura de sistemas, bem como práticas e procedimentos seguros de acessos pelos usuários.

(Note que já falamos sobre como escrever frases como estas em artigo anterior, que você pode ler aqui.)

Escreva duas a três frases que representem bem seus principais focos de atuação profissional. Priorize estes focos conforme sua própria experiência e também conforme o objetivo profissional que você declarou logo acima no currículo. Frases que melhor representem principais as responsabilidades geralmente assumidas no cargo declarado no objetivo profissional reforçarão melhor sua aptidão para assumir o cargo.

3- Resultados de trabalho mais expressivos

Este pode ser considerado uma extensão do tópico anterior. Caso você tenha bons resultados para mencionar que sejam relacionados aos seus principais focos de atividade, mencione aqui os resultados mais expressivos, mas ainda de maneira genérica.

Lembre-se: seu currículo deve começar pela informação mais geral, que contextualiza seus principais papéis como profissional. O maior detalhamento de atividades (mas sem excesso de detalhes!) fica mais para frente no currículo, na descrição de atividades desempenhadas em cada empresa. O objetivo das primeiras linhas do currículo é demonstrar suas principais forças e alguns exemplos gerais de resultados positivos que você é capaz de obter ou já obteve para as organizações em que vem desenvolvendo sua carreira.

Vamos tomar novamente o exemplo do nosso profissional de Tecnologia da Informação, neste exemplo:

Otimização de processos de atendimento a chamados de usuários, com redução dos prazos para o fornecimento de respostas e soluções a problemas no uso da infraestrutura da empresa por colaboradores internos.

Note que este é um resultado genérico: o profissional ainda não está falando para qual empresa conquistou este resultado, nem está dizendo em quantas horas reduziu o prazo, mas está afirmando genericamente que sabe como fazê-lo ou até que já tem experiência nisso. O ideal é que os resultados mencionados aqui sejam diretamente relacionados com o que geralmente se espera de profissionais que desempenham o cargo mencionado no Objetivo Profissional do currículo.

4- Outros diferenciais opcionais para o resumo

Nas últimas linhas do seu resumo de qualificações, você pode incluir outros pontos importantes sobre seu perfil que o diferenciem nas vagas que você deseja, mesmo que adiante rapidamente algumas informações que também constarão mais adiante no currículo.

Por exemplo, se as vagas às quais você geralmente se candidata exigem inglês fluente, experiência na liderança de equipes ou graduação em determinada área, é interessante mencioná-las aqui caso você tenha estas características, com o objetivo de mantê-las visíveis para os selecionadores logo nas primeiras linhas do currículo. Por exemplo, para mencionar tudo isso numa única frase curta:

Experiência na liderança de equipes, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com inglês fluente.

Veja agora como ficaria o resumo de qualificações de um currículo contendo os exemplos acima, no caso de um profissional de tecnologia da informação:

Resumo_qualificacoes

Em próximo artigo, falaremos sobre outra parte fundamental na diferenciação do seu perfil em relação aos demais candidatos num processo seletivo: a descrição de experiências.

Até o próximo post.

Este artigo é parte integrante do novo Manual da Recolocação Profissional, produzido pela Curriculum.com.br.
Novos artigos são publicados toda semana, até que o conteúdo integral do Manual esteja inteiramente publicado.

Acesse aqui mais artigos do Manual.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
12

Comentários

comentários