Como falamos em artigo anterior do nosso Manual da Recolocação Profissional, para buscar um emprego com mais eficiência e competitividade que os outros candidatos, é interessante saber que o processo todo é dividido em partes, e conhecer cada parte dele. Assim, antes de começar a buscar trabalho, é muito importante conhecer um pouco mais sobre as etapas que envolvem o processo de recrutamento e seleção das empresas.

Surgimento da vaga

Com a necessidade de preencher uma vaga em uma empresa, o departamento de recursos humanos dá início ao processo de recrutamento e seleção, que é concluído com a contratação de um profissional adequado ao perfil desejado. Veja como este processo está dividido:

Recrutamento

Há várias maneiras para as empresas recrutarem candidatos – isto é, atraírem profissionais para seus processos de seleção. Currículos previamente recebidos, indicações, publicação da vaga em aberto em anúncios em jornais, na Internet em sites de emprego, nos sites e redes sociais das próprias empresas, entre outros. Após certo período, começam a chegar os currículos dos profissionais interessados na vaga. Nesse momento, os profissionais de Recursos Humanos iniciam a triagem desses currículos, escolhendo aqueles que passarão para o processo de seleção.

Portanto, para se ter sucesso nesta etapa, você precisa que seu currículo:

  • Seja visto pela empresa;
  • Desperte o interesse do selecionador para que ele chame você para a próxima etapa: a seleção.

Seleção

Após a empresa identificar os candidatos adequados ao perfil da vaga, começa a fase de seleção. Essa etapa pode variar de acordo com cada empresa e cada vaga, podendo incluir:

  • Entrevistas iniciais;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Provas situacionais;
  • Testes e avaliações;
  • Entrevista com o gestor da área da vaga em aberto (requisitante ou cliente interno).

Para ter sucesso nesta etapa, você precisará:

  • Comunicar corretamente seus conhecimentos, habilidades e atitudes nas entrevistas iniciais;
  • Destacar-se nas dinâmicas de grupo, provas, testes ou avaliações;
  • Conquistar a confiança dos selecionadores e do seu futuro gestor na entrevista final.

Negociação

Após a fase da seleção, normalmente a empresa já decidiu qual candidato foi aprovado. Neste momento, inicia-se a última fase do processo, a da negociação, entre o candidato aprovado e a empresa.

Nesta fase, você precisa formular sua pretensão salarial da maneira mais realista possível. Para isso, você deve:

  • Ter consciência de suas necessidades futuras;
  • Compreender corretamente quais são as exigências da vaga;
  • Estar em sintonia com o mercado (médias salariais praticadas, cenário econômico, etc.)

Contratação

Havendo entendimento entre empresa e candidato, ocorre a contratação.

Voltamos a dizer que este processo se parece muito com uma corrida de obstáculos. Você só passará com êxito para a próxima etapa se for bem-sucedido na etapa anterior. Nossa intenção é que as orientações dos nossos posts do Manual da Recolocação Profissional possam auxiliar você a ultrapassar todas estas barreiras com sucesso. Uma vez superados todos os obstáculos, PARABÉNS! Você foi o vencedor e receberá como prêmio a contratação.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
4

Comentários

comentários